Como lidar com uma criança mimada

Os pais tem uma parcela de culpa quando o filho é uma criança mimada, faltou muitas vezes com certeza a palavra NÃO em seu vocabulário.

09/11/2011 21h13m. Atualizado em 13/11/2014 20h16m por:

 

criança mimada fazendo birra

Seu filho se tornou uma criança mimada? o que fazer para que isso não ocorra!Parece mentira, mas aí está seu pequeno, né? E você, como mãe hiper amorosa e preocupada com seu filho (a) procura se desdobrar para passar a maior parte de seu tempo em sua companhia, se empenha para não perder aqueles momentos inesquecíveis como a primeira palavrinha pronunciada, a primeira papinha, a primeira gargalhada (não há nada melhor!) e o tão esperado primeiro passo.

Em meio a tanta dedicação e admiração pelos pequenos, muitos pais acabam exagerando na dose e sem querer deixam seus filhos mimados, ou seja, atendem a todas as suas vontades, não importa onde esteja e o que seja.

Infelizmente essa conduta adotada não é nada saudável. Sei que você quer sempre alegrar seu anjinho, mas, acredite a melhor forma de educar nem sempre é dizendo “sim” a todo pedido.

Esperto e inteligente, logo seu filho (a) irá perceber que consegue tudo que quer de você com total facilidade e, ao ouvir um “não” como resposta, não se dará por satisfeito. Resultado? Sabendo de sua acessibilidade em atender todos os seus pedidos, pirraças, crises de choro em publico, ataques de “birra” e até mesmo leves tapinhas nos pais serão constantes até você ceder.

Convenhamos, não tem nada pior do que ver aquele menininho tão lindo, mas que se transformou naquela criança mimada que não para de chorar enquanto a mãe não pega o bendito iogurte que ele praticamente exigiu! Você não quer ser protagonista de uma cena como esta, certo?

Todas essas reações são totalmente normais, já que não passam de uma forma de chamar a atenção para seu pedido e não entender que às vezes não se tem tudo que quer. Futuramente a convivência com uma criança mimada se torna muito difícil, tendo em vista que ela provavelmente se tornará um adulto egoísta e manipulador tendo a ilusão de que o mundo gira em torno de seu umbigo.

Criança Mimada: Como Lidar

Psicólogos explicam que a conduta mais correta a ser adotada com criança mimada é o dialogo calmo e claro. Trocas são boas alternativas; do tipo: “você só ganha à boneca se tirar boas notas no colégio”. Mas, atenção, esse “acordo” não deve ser feito todo o tempo, já que a criança começa a entender que é só fazer o que lhe é pedido que seu desejo é realizado.

A postura mais correta é explicar com paciência e usando exemplos do cotidiano que na vida nem sempre temos tudo que desejamos. Não facilite muito as coisas, nem presenteei demais seu filho, que pode ficar mal acostumado.

Lembre-se que quanto mais dificuldades temos para conseguir algo, mais valor damos a essa conquista e, é exatamente isso que seu filho (a) deve ter como exemplo não só para a infância, como para toda sua vida.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *