Como funciona fertilização assistida

Dificuldade para engravidar acomete alguns casais, gerando ansiedade e algumas vezes frustação. Mas com a ciência o sonho de ter um filho poderá ser concretizado, estamos falando da Fertilização Assistida, vejam como funciona!

17/12/2011 08h40m. Atualizado em 24/07/2014 11h45m por:

 

Fertilização AssistidaNem sempre o sonho de constituir família é fácil para um casal que sonha ter um herdeiro. Em muita das vezes a mulher ou o parceiro apresentam alguma dificuldade para reprodução que só são diagnosticadas quando o casal decidem ter um filho.

Logo são solicitados os exames necessários pelo médico para que o casal realize e aí sim, é descoberta a causa da dificuldade de engravidar que pode ser desde uma disfunção hormonal até a infertilidade do homem ou da mulher.

Em caso de infertilidade de um dos dois, inúmeras possibilidades já são encontradas para que o sonho de um bebê lindo e saudável se realize.

Além disso, muitos casais (ou mesmo mães solteiras) optam pela adoção de uma criança ou bebê. Para eles o sonho de ter um filho (a) vai muito além de tê-lo gerado ou não e, confesso, acho um dos gestos mais nobres do mundo.

Métodos de fertilização: Fertilização Assistida

Quanto aos métodos de fertilização, temos um bem falado, mas, não muito conhecido. O método da fertilização assistida. Quem nunca ouviu falar no bebê de proveta? Esse método é um exemplo do assunto tratado hoje. A inseminação artificial também é uma opção escolhida por muitas futuras mamães em caso de infertilidade do maridão ou de si própria ou mesmo por decidir não ter um “colaborador” para gerar um rebento.

Vale lembrar antes de tudo que o método tem um custo bem elevado, o que infelizmente impossibilita muitos de optar por tal meio. O custo da fertilização assistida varia de 5 a 20 mil reais. Com os medicamentos necessários durante o processo, os valores podem até dobrar!

Fertilização in vitro

Dentre as opções de fertilização assistida, a mais indicada para obtenção do sucesso (gestação) é a fertilização in vitro, indicado para casos mais complexos de infertilidade. Mesmo assim, o coito programado e a inseminação artificial são o suficiente para que a ocorra a gravidez de muitos casais.

É importante ficar atenta a idade máxima para realizar os processos. Como sabemos, tudo na natureza é perfeito e não poderia ser diferente com a reprodução humana. O pico da fertilidade feminina se encerra aos 35 anos (isso não é regra, ok?), tática sabia da mãe natureza que entende que a mulher além de gerar um baby também precisa ter pique para a verdadeira “maratona” da maternidade. Já o homem tem a fertilidade em alta até os 65 anos.

Outra questão importante é quanto ao sucesso da fertilização. Não existe nenhuma segurança de que a gravidez vá ocorrer já na primeira tentativa, portanto, primeira coisa que vocês devem ter como meta: PACIÊNCIA. Sim, eu sei que é quase impossível frente a importância desse sonho, mas é essencial para o sucesso do mesmo. Muitas coisas influenciam para a fecundação na primeira tentativa. Uma delas é a idade da mulher.

Mulheres mais novas tem mais chances de engravidar mais rápido, com índices comprovados de 40 a 50%. Depois dos 40 anos, essa chance cai para 20% e continua reduzindo com o passar do tempo.

Além disso é essencial manter a saúde do corpo e da mente, evitando bebidas alcoólicas, cigarro, drogas e estresse excessivos, alem da obesidade que pode atrapalhar a capacidade de fertilidade feminina. Os especialistas explicam que a primeira fase do tratamento para engravidar  pode durar de 4 a 5 meses.

Espero que tenhamos conseguido esclarecer possíveis duvidas quanto ao método de fertilização assistida, bem como quebrar alguns tabus. No mais, desejo toda a sorte do mundo e um “Feliz gestação” pra você!!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *