Cuidados com o bebê prematuro

Cuidados especiais devem ser tomados com bebês prematuros, por serem mais frágeis.

30/01/2012 10h38m. Atualizado em 19/11/2014 21h56m por:

 

bebê prematuroDesde que uma mulher recebe a notícia da gravidez, creio que o que ela mais deseje para seu bebê é, dentre outras coisas, muita saúde. Em prol disso, vejo muitas mulheres que dão verdadeiros giros em suas vidas, largando hábitos até então indispensáveis. É a coisa mais linda! Para mulheres, abdicar já faz parte do instinto maternal.

Conheço mulheres que não viviam sem o cigarro e após descobrirem a gravidez, abdicaram do costume tão prejudicial a saúde de ambos e nunca mais sentiram a menor vontade. O mesmo acontece com as adeptas de uns “goles” a mais e por aí vai. Você deve se perguntar aonde quero chegar, não é?

O que comentei acima é um pequeno exemplo da preocupação enorme que as mamães têm para com o bem estar de seus bebês e que começa desde a descoberta da concepção. O motivo é simples: que eles nasçam saudáveis e fortes. Mas, nem sempre a gestação corre tranqüila até o fim e essa é uma das causas do temido parto prematuro consequentemente bebês prematuros.

Tipos de Prematuro

Antes de falarmos acerca dos cuidados com seu pequeno, é importante definir a partir de quando um bebê é considerado prematuro e isso se dá quando o bebê nasce antes de completar 38 semanas de gestação na barriga da mamãe. Dentro desse período, existem os três tipos de prematuros (só vim a saber disso agora!):

Prematuros Limítrofes: Nascidos entre 37 e 38 semas de gestação;
Moderadamente Prematuro: Nascem entre 31 e 36 semanas de gestação (7 meses e meio, por aí;
Extremamente Prematuros: Bebês que nascem com menos de 30 semanas de gestação (menos de 7 meses);
Prematuros Limítrofes: são aqueles de nascem no período de 37 a 38 semanas de gravidez (após os 8 meses)

Cuidados com bebê prematuro

Por nascerem antes do tempo, é natural que cuidados especiais sejam tomados com esses anjinhos ainda mais frágeis. Um deles e que deixa muitos papais cheios de dúvidas e temor é a incubadora.

Esse método é usado simplesmente porque possui uma temperatura constante e que fornece oxigênio para o bebê, algo bem aproximado da barriga da mamãe. Isso é extremamente necessário para que eles fiquem longe de exposições a vírus e bactérias e, claro, se desenvolvam da forma correta (geralmente ficam lá até completar os 9 meses).

A seguir, especialistas indicam alguns cuidados básicos e de extrema importância para que seu apressadinho se desenvolva da melhor maneira possível e longe de complicações:
– A mamãe deve retirar o leite materno com o auxilio de uma bomba de sucção apropriada. Isso se deve ao fato de o bebê ainda não conseguir sugar o leite do seio;

– Para que a produção de leite materno não seja prejudicada nesse tempo que seu bebê fica na incubadora e receba o alimento através de doses reservadas, a mamãe deve beber bastante liquido e ter uma alimentação a mais balanceada possível. Para isso o consumo de legumes, frutas, verduras e cereais são praticamente obrigatórios nas refeições;

– Para higienizar esse serzinho tão pequeno e indefeso, o ideal é que sejam utilizadas fraldas descartáveis de tamanho RN (recém-nascido), que são apropriadas para o tamanho dos bebês. No mais, os procedimentos são realizados pelas enfermeiras do hospital, mas, você pode e deve participar sempre que possível, para aprender e criar maior vínculo com seu anjinho;

Fazendo tudo direitinho, cuidando da sua alimentação, acompanhando o baby no hospital e mantendo o contato “mãe e filho”, tão essencial, mesmo nessa fase, seu bebê em pouquíssimo tempo estará em seus braços, com muita saúde e cheio de amor, viu mamãe?

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *