Vacinação em bebês prematuros: Calendário

Se não houver restrição o bebê prematuro poderá ser vacinado ainda na unidade de terapia neonatal, depende da avaliação médica.

09/11/2010 13h42m. Atualizado em 19/11/2014 21h51m por:

 

vacinação em bebês prematurosHoje temos um número grande de parto prematuro, devido a inúmeras causas. O que é necessário é ficar atentos aos cuidados com os prematuros, e  observar o Calendário de vacinação para bebês prematuros.

Os prematuros devem ter proteção contra várias doenças: pneumonia, gripe, coqueluche e vírus sincicial respiratório tomando a vacina (VSR). Esses vírus ou essas doenças são mais prejudiciais em bebês prematuro e devem ser prevenidas.

A vacinação muitas vezes por falta de informação era adiada, mas isso não se faz necessário, independente se o bebê prematuro estiver internado ou com o peso minímo, ele pode receber a vacina, principalmente por serem mais vuneráveis as doenças.

Imunização do bebê prematuro

O bebê prematuro pode ser imunizado ainda na unidade de terapia neonatal respeitando a sua idade cronológica. Porém ele deve estar estável, ganhando peso, a restrição é não estar apresentando disturbios e patologias graves.

A reação da vacina é semelhante a de bebês não prematuros, pode apresentar um mau-estar e febre depende da vacina e da resposta do organismo da criança.

observação: Evitar o uso de vírus vivo: rotavírus, pólio oral. Contra o rotavírus administrar após a sexta semana de vida.

O ideal é que os pais e as pessoas que cuidam do prenaturo tomem as vacinas contra influenza e a vacina tríplice acelular adulto, para evitar a transmissão da Bordetella pertussis ao RN.

Quanto a vacina BCG  aguardar o bebê prematuro atingir 2.000 g para vacinar.

vacinação prematuro

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *