Produtos diet e ligth durante gravidez: O que deve ser evitado

Os produtos diet e light podem até fazer parte do cardápio das gestantes, desde que autorizado pelo obstetra que a acompanha e com muita moderação.

09/02/2012 19h50m. Atualizado em 31/10/2014 16h59m por:

 

produtos diet e light durante gravidezA preocupação com a boa forma é uma constante na vida de todos, ainda mais para nós, mulheres. Adeptas de restrições alimentares que reduzem ao máximo o consumo de açúcar e derivados, e, claro, gorduras e massas, muitas mulheres ao engravidarem continuam se alimentando com os produtos diet e light.

Tudo isso tem um motivo, no mínimo razoável: o peso normalmente aumenta cerca de 9 a 12 kg durante a gestação, o que deixa as futuras mamães, preocupadas ao extremo com o corpo. Mas, isso é mais que natural, afinal, vocês são dois, exceto quando o peso adquirido passa do esperado, daí é hora de avaliar o que acontece, visto que esse excesso de peso pode por risco a vida da mamãe e do bebê.

Produtos light e diet na gravidez

De qualquer forma, o uso de produtos light e diet na gravidez pode ser feito, contanto que exista a supervisão constante do médico durante toda a gestação. Isso se deve ao fato de tal habito não ter suas conseqüências esclarecidas claramente para a clássica médica, portanto, precaução é bom e indicado, não é?

Sobre a cautela no consumo dos alimentos de restrição alimentar durante os 9 meses, o ginecologista e obstetra do hospital Albert Einstem Eduardo Zlotnik, explica: “Os estudos sobre o efeitos dos alimentos diet e light no organismo não incluem as grávidas. Você não pode fazer testes em bebês. Mas é certo que o consumo em excesso não é recomendado”.

Já a nutricionista Mariana Exel, explica que o problema encontra-se na falta de hábito que as pessoas possuem de ler o rotulo das embalagens de alimentos. “As pessoas associam o light e o diet ao açúcar, mas esses produtos podem ter redução ou isenção de outros ingredientes”, explica a especialista. Por exemplo: um alimento pode ser diet na quantidade de sódio, mas possui o índice de açúcar idêntico aos seus similares.

Outro ponto é a falta de informação acerca das diferenças entre os termos “diet” e “light”. Para a maioria das pessoas, encontrar essa palavrinha no rotulo das embalagens significa que o produto possua quantidade reduzida e açúcar, mas não é bem assim.

Adoçantes que devem ser evitados durante gravidez

O que pude notar é que ambos os médicos não condenam o consumo dos produtos diet e light para gestantes, desde que sejam feito com moderação e sem exageros. Daí, vale de cada um concluir se precisa mesmo se alimentar com tais alimentos ou não. O importante de tudo é: poder pode, mas, com cautela e evitando alguns adoçantes e gorduras e específicos. Para você que não entende muito bem a leitura de tantos termos estranhos nos rótulos da embalagem, listamos todos os componentes dos quais você deve manter a distancia:

– Sacarina
– Aspartame ou fenilalanina
– Ciclamato
– Sacarose
– Edulcorantes

Além dos adoçantes listados acima, a gordura hidrogenada, bem como o sódio em quantidade superior a 150mg a cada 100g de alimento não são indicados para a alimentação das gestantes. Procure ter o hábito de ler os rótulos, isso ajuda bastante.

Aproveite o clima quente e invista em alimentação rica em frutas como melância, melão, laranja (além de deliciosa é uma ótima fonte de vitamina C, importantíssima para manter a imunidade em alta), morangos, dentre outros. Sua saúde e seu bebê agradecem!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *