Calcular a data provável do parto

Existem algumas regrinhas que vão te dar uma noção da data provável do seu parto, basta que saiba o dia que ocorreu a sua última menstruação.

13/02/2012 12h32m. Atualizado em 06/04/2013 23h22m por:

 

calcular data provável do partoSer mãe é o desejo de muitas mulheres. Poder sentir o seu filho crescendo dentro do ventre e as ligações que te unem a ele é um momento mágico. Sem falar na alegria do pai e dos familiares que também começam a se preparar para a chegada do bebê. Isso porque são apenas nove meses para arrumar o quarto, preparar todo o enxoval e ainda pensar qual será a melhor forma de estabelecer uma nova rotina em casa.

Dessa forma, é muito importante que a mãe se prepare para receber o seu filho e para isso ela deverá calcular a data provável do seu parto. Sendo assim, neste post você aprenderá a fazer isso com facilidade e rapidez.

Primeiro, vamos estabelecer uma sigla para o termo “data provável do parto” que será (dpp). Vale ressaltar que as fórmulas que serão apresentadas se adequam a uma gestação normal, ou seja, que tenha uma duração de 280 dias ou 40 semanas depois da última menstruação.

Uma das maneiras de calcular a data provável do parto é utilizar um gestograma, que tem a forma de um disco, e colocar uma seta sobre o dia e o mês em que ocorreu a sua última menstruação. Em seguida, veja onde a seta indicará como provável da data para ser feito o seu parto.

Data provável do parto: como calcular

A gestante poderá ainda calcular a data provável do parto fazendo o seguinte processo: some sete dias desde o dia de sua última menstruação e subtraia três meses, desde o mês em que veio a sua última menstruação, porém se a sua última menstruação ocorreu em janeiro, fevereiro ou março, você deverá somar nove meses.

Essa regra é conhecida como regra de Naegrele. Ao fazer essa conta, se o número de dias for maior que o número de dias que existe em um mês, passe o que sobrou para o mês seguinte e adicione mais um dia.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *