Quando os dentes de leite começam a cair?

Os primeiros dentes da criança é chamado de dentes de leite e em determinado tempo eles acabam caindo para que apareça os dentes permanentes.

03/03/2012 00h53m. Atualizado em 21/11/2014 10h48m por:

 

dente de leite começa a cairTodas as fases dos primeiros meses de vida dos bebês são particularmente encantadoras, não é mulheres?

O primeiro sorrisinho, a primeira gracinha, os sons balbuciados que teimamos em acreditar serem as primeiras palavras…e os sinais de que o corpo está se desenvolvendo são uma emoção a parte para as mamães de plantão; seu bebê já começa ter mais cabelinhos e os dentinhos começam a querer surgir.

É, a fase dos dentinhos costuma ser bem angustiante para algumas mamães, afinal, algumas crianças apresentam febre e irritação na gengiva. Algumas simplesmente babam tudo que encostam e mordem tudo que vêem pela frente. O fato é que os sorrisinhos com janelinhas são lindos, não é?

Troca de dentes da criança, quando ocorre?

O tempo passa e eles já são grandinhos e cheios de dentinhos na boca. Aliás, atenção: hora de começar a visitar o dentista regularmente, ok? Mesmo assim sabemos bem que os belos “dentes de leite” são provisórios e os “permanentes” estão por vir.

Além de ser uma fase de alterações físicas evidentes, a troca dos dentes das crianças é o momento em que fica claro que seu anjinho está crescendo. Mas e se isso demora a acontecer? Angustiante, não é?

Se é isso que acontece com seus pequenos, fique tranqüila. Os especialistas explicam que a fase da troca de dentes de leite varia muito de cada criança, ou seja, não da pra determinar um tempo exato em que todas as crianças começam a trocar a dentição. “O fator genético também é determinante.

Se a troca da dentição está atrasada, algumas providências podem ser tomadas. Mas geralmente para termos um parâmetro os dentes de leite ficar por um determinado tempo na boca da criança. Surgem por volta dos 6 meses e vão até os 6 anos e meio, em média, quando inicia a troca dentária.

O que fazer se os dentes de leite não cairem.

A primeira delas é fazer uma panorâmica, que é indicada pelo odontopediatra. A partir daí é possível que o medico veja como está a troca de dentes, bem como o número de dentes permanentes para trocar com os de leite e até um possível desvio de erupção que pode atrapalhar o nascimento dos dentinhos permanentes.

A troca de dentes está longe de ser temerosa para pais e filhos. Muito pelo contrário, é uma fase marcante que não vai sair da memória dos pequenos.

Então, se essa fase já chegou para seu anjinho ou, se aproxima, porque não marcam uma hora com um odontopediatra para que ambos entendam direitinho como funciona essa importante fase do crescimento de seu filho?

E não se esqueça de orientá-lo a jogar o dentinho de leite para a fada do dente assim que cair, ok? è uma brincadeira que ajuda a criança não ver a situação apenas como uma perda.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *