Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma mulher que esteja saudável, que mantêm relações sexuais durante o seu período fértil, tem cerca de 30% de chance de ficar grávida. Isso tudo em condições naturais.
Porém, como o homem está sempre querendo dar uma mãozinha para a natureza, uma pesquisa realizada por cientistas na Inglaterra, a mulher que consome um tipo de suplemento alimentar que é rico em vitaminas e minerais poderá elevar suas probabilidades de ficar grávida em até 60%. Não é interessante?
Suplementos podem aumentar chances de engravidar
De acordo com os pesquisadores da University College London, essa afirmação pode ser explicada pelo fato de que os comprimidos contêm vitaminas e minerais que são importantes no processo de desenvolvimento saudável da placenta e da manutenção do embrião no útero. Essas vitaminas e sais minerais são: como ácido fólico, zinco, selênio, vitaminas A, B, C e E, entre outros. Apesar desses elementos também estarem em diversos alimentos, é difícil a pessoa que os consome nas quantidades ideais, sendo que na maioria das vezes é abaixo do necessário.
A pesquisa realizou testes com 56 mulheres de 18 a 40 anos, as quais já tinham tentado ficar grávidas por meio de uma fertilização in vitro durante o período de um ano, mas que não tiveram sucesso ao final do tratamento.
Com isso, um determinado grupo passou a consumir o suplemento para aumentar chances de engravidar e outro grupo ingeriu somente comprimidos de ácido fólico, os quais diminuíram os riscos de má formação congênita. O resultado foi que 60% de quem consumiu o complexo vitamínico, ficou grávida por meio da fertilização in vitro. Por outro lado, apenas 18% de quem ingeriu ácido fólico ficaram grávidas.
Outros fatores também podem prejudicar que a mulher fique grávida: idade avançada, excesso de peso, fumo, ingestão de álcool, café e estresse.