Vacinação contra gripe (influenza) 2012

O inverno esta chegando e com ele vêm as doenças respiratórias propensas para esse clima, sendo assim previna com a vacinação anual contra gripe (influenza)

21/05/2012 18h26m. Atualizado em 20/11/2014 00h26m por:

 

vacina contra gripe 2012 Vacinação contra gripe em 2012 será do dia 05 à 25 de maio (poderá ser prorrogado). O mês de maio é muito mais que o mês das noivas e das flores.

É agora que as temperaturas começam a cair em quase todo o país e o tempo fica bem mais ameno, com propensões bem maiores de chuva e frio. Daqui pra frente, fica tudo mais instável, inclusive nossa saúde.

É chegado o tempo das doenças típicas de inverno. Se quisermos nos ver bem longe delas, o cuidado deve ser redobrado.

Pensando nesse tempinho onde gripes, alergias, bronquites e resfriados são bem mais constantes, foi criada a campanha de vacinação contra gripe que ocorre desde 1999 que de lá pra cá vem atingindo cada vez mais grupos de pessoas em diversas faixas etárias.

No dia 05 de maio (sábado) teve início a campanha desde ano, no Rio de Janeiro. A imunização contra o vírus influenza pode ser feita em um dos 321 postos de saúde espalhadas por todo o estado até o dia 25 de maio, quando termina a campanha que não têm previsão de prorrogação de data.

Quem pode vacinar contra gripe

Além dos idosos com mais de 60 anos de idade, crianças de 06 a 23 meses e gestantes, foi incluída no grupo a população indígena, presos e profissionais de unidades de referência para atendimento de influenza nos grupos que serão imunizados.

Vale lembrar que a vacinação garante a imunização contra os 3 principais tipos de influenza que atingem o hemisfério sul, onde um deles é o A (H1NI). A iniciativa é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 80% de cada um dos grupos com prioridade são esperados nos postos pela Secretaria de Saúde, totalizando um valor aproximado a 960 mil pessoas no estado.

E atenção você que adora encontrar desculpas para não encarar uma agulhinha de nada: a secretaria já deixou claro que a vacina é totalmente segura já que é feita com vírus inativos, ou seja, não causa a doença. Esse papo de que pegar uma gripe forte após a vacina é um forma de criar imunidade não passa de boatos. A intenção é lhe proteger e não gripar você.

Restrição para tomar vacina contra gripe

Não existem muitas restrições para que a vacina não seja administrada, exceto pessoas com histórico de alergia grave ao ovo e seus derivados ou que tenham tido reações (o que não é comum) as doses anteriores da vacina. O ideal é que se consulte um médico antes de receber a vacina.

Em casos de febre, doenças agudas e neurológicas, também é preciso que seja realizada uma avaliação médica no indivíduo. Se pretende doar sangue, aguarde 48 horas após o dia da vacinação.

Se você quiser tirar alguma dúvida quanto ao calendário de vacinação e locais para a mesma, basta ligar para o número 1746.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *