Escarlatina: Sintomas e cuidados

A Escarlatina é uma doença aguda que acomete principalmente as crianças, através de uma bactéria altamente contagiosa.

26/06/2012 22h04m. Atualizado em 19/11/2014 21h59m por:

 

Escarlatina

Quem nunca teve ao menos uma doença típica da infância como sarampo ou catapora? Pois é, elas são exemplo de que mesmo antigas, as doenças que podem ser consideradas sumidas, não tem hora para voltar e atacam em qualquer época da vida.

Por falar em doença antiga que não tem hora pra voltar, uma que é bem comum na infância e por muito tempo andou sumida, volta a atacar novamente, a Escarlatina.

Sintomas da escarlatina

No início pode aparecer só uma dor de garganta normal mas, tamém pode ser o início da doença provocada pela bactéria Estreptococo beta hemolítico do grupo A, a mesma responsável por doenças como artrite, pneumonia, amidalite, endocardite e, ela, a Escarlatina. Antiga não é? Pois é, mas ela têm aparecido em muitas escolas e berçarios em todo o país.

A diferença da ação da bactéria se deve pelo fato da mesma liberar toxinas causadoras de pequenas manchas vermelhas na pele. Rara nos lactentes por conta dos anticorpos encontrados no “super” leite materno, é mais comum em crianças de 6 meses até 3 anos de idade.

A doença é transmitida pelo contato, principalmente do corpo a corpo com uma pessoa infectada. Ela é altamente contagiosa e por isso a criança deve ser isolada das outras, deixando de ir a escola, por exemplo.

Sintomas da Escarlatina

Tudo começa com uma febre bem alta, dor de garganta ou faringite e mal-estar. No segundo dia começam a surgir as manchinhas vermelho-escarlate (daí o nome da doença) por todo o corpo, de textura áspera, começando primeiro no tronco, depois no rosto e em seguida no pescoço, membros, axilas, virilha mas, nunca na palma das mãos. O aspecto da pele fica feito uma lixa e depois começa a descamar. Além disso, surge a “língua framboesa” (cor roxa com manchas brancas).

A Escarlatina tem maior incidência durante a primavera e sua intensidade varia muito de pessoa para pessoa. Apesar de causar grande desconforto na criança que fica pintadinha e com muita febre, a doença não causa dores e não é considerada grave. Lembrem-se de, além de medicar a criança, comprar alimentos leves e de fácil deglutição para os pequenos.

Quando a Escarlatina não é tratada

Como existem inúmeras doenças que causam sintomas parecidos como rubéola, coqueluche, sarampo e catapora, a visita ao pediatra é indispensável para detectar, as vezes com o auxílio de exames, qual tipo de doença ionfectou seu filho. Uma vez não tratada, a doença pode evoluir para febre remática ou nefrite, doenças muito graves.

Como vimos mamãe, a doença anda mais frequente ultimamente, portanto, atenção redobrada a qualquer sintoma que seu filho apresente e não se esqueça: pediatra imediatamente!

Com os cuidados necessários, logo, logo seu pimpolho está livre de mais uma das doenças típicas infantis.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Um comentário em Escarlatina: Sintomas e cuidados

  1. Avatar Daniela disse:

    Meu filho teve escarlatina e durante esse período ele sentia como se tivesse sendo agulhado pelo corpo todo. Fiz todo o tratamento mas ele ainda sente essa sensação…oque faço???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *