Sol previne míopia em crianças

Pesquisadores descobriram que crianças que tomam sol, acabam tendo menos problemas de míopia.

17/09/2012 18h42m. Atualizado em 19/11/2014 22h02m por:

 

míopia em crianças evitada pelo solO sol ajuda a prevenir míopia em crianças. Nem todo mundo é perfeito. Seja na personalidade ou na saúde como um todo, sempre temos um probleminha aqui ou ali, mas, normal; isso é ser humano.

Com o passar dos anos, nosso sistema imunológico, assim como os demais órgãos do corpo começam a trabalhar de forma mais lenta, causando assim, uma série de problemas que falamos ser “da idade”. Claro, com alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e seguindo aquela regrinha básica que proíbe bebida, fumo e álcool, podemos levar uma vida bem mais saudável e garantir um envelhecimento mais tranquilo. Mesmo assim, é inevitável que nosso corpo não seja o mesmo que de um jovem de 24 anos, aos 62 anos de idade. Agora se uma criança que deveria estar no auge da sua saúde começa a”dar defeito”, hora de investigar.

Problema de visão em criança

Um dos “defeitos” mais comuns nos últimos anos, relaciona-se a problemas de visão em nossas crianças que começam a usar óculos cada vez mais cedo, quase sempre por um motivo em comum: miopia em crianças. Uns acham que é genético, outros culpam o excesso de computador e TV. A boa notícia é luz do sol previne míopia em crianças.Duvida?

Pesquisadores da Universidade de Cambridge revisaram oito estudos realizados e relacionaram os mesmos a exposição de luz natural com a incidência de miopia em mais de 10 mil participantes,entre eles, jovens e adultos. Foi concluído pelos pesquisadores que os jovens míopes gastam, em média, 3,7 horas a menos de tempo ao ar livre em comparação a quem tem uma visão normal.

“Apesar de sabermos que a luz é essencial para o bom desenvolvimento dos olhos, o processo de como isso ocorre ainda não é claro”, explica Maria José Carrari, oftalmopediatra do Instituto de Moléstias Oculares, em São Paulo.

Leve mais as crianças para brincar no parque ou pracinha (entre os horários recomendados), não esquecendo de levar os óculos de sol para ambos, afinal, a superexposição aos raios solares não vai deixar criança nenhuma com visão biônica; muito pelo contrário: favore o surgimento de doenças sérias como a catarata, por exemplo.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *