Importância do café da manhã para crianças

19/09/2012 16h43m. Atualizado em 19/11/2014 22h02m por:

 

café da manhã é essencial para criançaCafé da manhã é essencial para criança, principalmente por ela estar em fase de desenvolvimento. “Coma como um rei pela manhã, como um príncipe no almoço e como um mendigo no jantar”. Esse ditado antigo têm todo sentido no que se refere a nossas necessidades nutricionais diárias.

O café da manhã é comprovadamente a refeição mais importante do dia e não o almoço, como muitos pensam. Além disso um café da manhã nutritivo e balanceado é capaz de aumentar a concentração e deixar-nos mais dispostos. Infelizmente o número de pessoas que pulam a primeira refeição do dia é grande e os prejuízos são enormes, principalmente para crianças.

Uma pesquisa foi realizada a pedido da Nestlé, sendo que 300 profissionais da educação em São Paulo analisaram os hábitos alimentares de suas crianças e 64% deles perceberam que os estudantes não tomam café da manhã. O resultado disso são crianças com dificuldade de atenção durante as aulas. Além disso, mais de 80% dos professores presenciaram situações de mal estar físico em seus alunos pela manhã, como por exemplo: tontura, dor de cabeça, enjoo, fraqueza,palidez e até mesmo desmaios.

Consequências da má alimentação

“Após o período de jejum durante o sono, o corpo e o cérebro precisam de alimento para começar a desempenhar suas funções. Dependendo da atividade da criança no período da manhã, ela terá menos disposição, ficará mais cansada e haverá queda no desempenho”, explica o pediatra Mauro Fisberg (Unifesp).

Importante tomar café da manhã

E se você pensa que o café da manhã não faz falta ao seu filho que “esbanja” saúde e disposição, saiba que isso é um equívoco enorme e a importância do café da manhã vai bem mais além do estado de saúde geral de qualquer pessoa. A nutricionista Silvia Cozzolino (USP) explica que os sintomas relatados pelos professores acima podem ocorrer com crianças totalmente saudáveis e sem nenhuma deficiência nutricional grave, caso fiquem muitas horas sem se alimentar ou mesmo sem a refeição adequada.

“O café da manhã, também chamado desjejum, é importante, porque como o próprio nome indica é o momento em que o organismo deixa seu estado de jejum ao receber a primeira alimentação, e, quanto mais saudável for o café da manhã, maiores serão os benefícios para o indivíduo, que terá suas necessidades de nutrientes atendidas e melhores condições para as atividades diárias. Além disso, ao pular o café da manhã perde-se a oportunidade de ingerir alguns nutrientes essenciais, que dificilmente seriam compensados em outras refeições”, esclarece a nutricionista.

Portanto, vamos levar o ditado ao pé da letra e mandar essa criançada de “pancinha” cheia para escola!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *