Cuidados com o Recém-Nascido

Como cuidar de seu recém-nascido e garantir saúde e bem estar que ele necessita.

19/02/2013 21h59m. Atualizado em 19/11/2014 22h04m por:

 

cuidados com o bebê recém-nascidoTodo recém-nascido necessita de cuidados, principalmente nos primeiros dias de vida. A situação se complica quando a mãe é marinheira de primeira viagem e não tem muito jeito em lidar com o pequeno ser. Algumas sugestões podem ajudar a novata a conviver com a nova situação, sem temor ou pavor.

Cuidados com o Recém-Nascido

Região do crânio: a parte superior do crânio do bebê é mole mesmo e você deve ter cuidados com impactos ou mesmo pressões nesse local. Tocar com cuidado não faz mal algum. Pode fazê-lo, desde que com os devidos cuidados.

Pulsação no cérebro: acalme quando perceber que o cérebro de seu bebê esta pulsando. Isso é sinal que seu sistema circulatório esta funcionando. Nada mais que isso.

Pequenos sangramentos nas fraudas de meninas: alguns bebês do sexo feminino soltam pequeninas quantidades de sangue do seu útero nas primeiras semanas de vida. Isso ocorre com mais frequência do que imaginamos e não é sinal de perigo iminente.

Soluços frequentes: Ainda não se sabe as causas desses soluços. A medicina ainda não chegou num consenso, mas soluçar faz parte da vida de todo ser humano. Nos bebês isso se intensifica. Não se assuste com algo tão natural.

Evacuação após alimentação: Não se espante se o bebe sujar as fraudas logo ao mamar ou enquanto está mamando. O leite materno é de fácil digestão. Assim, logo que entrar, também sairá. Faz parte do ciclo digestivo. Nos primeiros dias, então, haja fraudas. Isso é muito natural e saudável.

Choros constantes: O ato de chorar não significa, unicamente, que o bebe esteja com fome ou dor. Como o seu sistema nervoso ainda não está totalmente formado, eles se assustam por qualquer coisa. Isso é mais do que normal. Procure manter um ambiente calmo ao redor, sem ruídos intensos nos primeiros dias de vida. No decorrer dos dias isso se ameniza.

Portanto, não se afobe se você é mãe pela primeira vez e não está habituada com essas situações. Ao lidar com seu bebe, tenha sempre em mente a necessidade de manter a calma e paciência. Esses são os ingredientes de um relacionamento duradouro e feliz..

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *