Importância Vitamina D para Crianças

Vitamina D tem seu papel importante principalmente na formação dos ossos, tenha um cuidado especial na alimentação da criança para não deixá-la de fora.

08/11/2012 15h53m. Atualizado em 19/11/2014 22h03m por:

 

vitamina D e solA importância Vitamina D para Crianças. “Come tudinho para crescer forte”. Essa é uma das frases mais usadas pelas mamães de plantão na hora das refeições de seus filhos. Mas, será mesmo que “raspar o prato” é sinônimo de uma alimentação balanceada e com os níveis de vitaminas e minerais suficientes para o desenvolvimento da criança?

Vitaminas C para fortalecer o sistema imunológico, cálcio para fortalecimentos dos ossos e, a vitamina D, você sabe pra que ela é importante na alimentação de seu filho? Será que ela está presente no cardápio diário?

Para quem não sabe, a vitamina D quem atua na incorporação do cálcio ao corpo; ou seja, é um nutriente fundamental para o desenvolvimento da criança. Quando sua quantidade no organismo é baixa, problemas como raquitismo (onde os ossos crescem fracos, mais suscetíveis a fraturas e deformidades) podem acometer a criança.

“Ainda que haja ingestão de cálcio, a pessoa precisa da vitamina D para o organismo absorver o cálcio de forma adequada”, explica a nutricionista Flávia Campion.

Ela explica que as vitaminas que a criança recebe na alimentação, durante a infância, contribuem para a sua saúde durante a vida inteira. É como se fosse criado um estoque. Quem sofre com a falta de vitamina D nos primeiros anos depois do nascimento, tem mais riscos de desenvolver osteoporose no futuro. A doença também afeta a qualidade dos ossos. e não se esqueça a fixação da vitamina D, precisa da luz solar, pelos menos meia hora por dia, entre os horários que não faz mal a saúde.

Onde encontrar vitamina D

– Peixes;
– óleo de peixe;
– ovos;
– queijo;
– manteiga

Se você estranhou a presença dos derivados sem a matéria prima,no caso o leite, entenda: o leite em sua forma natural não é a melhor fonte de vitamina D, exceto quando são os tipos fortificados (descrição impressa nos rótulos do produto).

Dose de Vitamina D

A quantidade mínima de vitamina D recomendada para crianças é de 5(cinco) microgramas diárias. Ou seja, com apenas 100 gramas de sardinha, a necessidade é suprida por 2 dias. O mesmo com 200 gramas de gema de ovo e 200 militros de leite de vaca (fortificado). Notícia boa para os pimpolhos: o danoninho contêm vitamina D.

Agora é só ficar atenta não só a quantidade de comida que seu filho ingere, mas, a qualidade do que está no prato. Com as quantidades de vitamina D em dia, seus pequenos vão ter energia e ossos fortes pra correr a casa toda!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *