Como fazer a contagem da gravidez em semanas e meses

A contagem da gravidez se inicia desde a ultima menstruação e se prolonga por 40 semanas.

04/04/2013 16h26m. Atualizado em 27/03/2014 22h21m por:

 

contar gravidez por semana

Contar a gravidez em semanas. A gravidez é uma fase inesquecível, são tantas as mudanças que ocorrem em prol de se receber uma nova vida que as mães ficam impressionadas. Quando a mulher pega em suas mãos um resultado positivo, já querem saber de quanto tempo exatamente estão,  e isso nem sempre é fácil, pois nem sempre recordam a data da ultima menstruação. Na verdade, o médico  conta a gravidez em semanas, e não em meses, por isso que é importante saber a ultima data da menstruação.

Contar a gravidez em semanas

A transformação de semanas em meses, na verdade, serve para facilitar a vida das pessoas que perguntam de quanto tempo você está, afinal, fica difícil entender em 15 semanas, 25 semanas ou 30 semanas. O calculo, por isso, é simplificado em meses.

Os médicos contam a gravidez a partir do primeiro dia da ultima menstruação, e a mesma dura em média 40 a 42 semanas. Embora a ovulação aconteça duas semanas depois do fim da menstruação, ainda assim se conta como quarenta semanas, mas na verdade, na prática mesmo, são 38 semanas. É por isso que os médicos não se preocupam quando um bebê nasce de 37 semanas, porque ele não é mais considerado como prematuro nessa fase.

Para entender melhor: 38 semanas (40 menos as duas de antes da concepção) são 266 dias. Nove meses, fazendo uma média de 30 dias por mês, dá 270.

A diferença é pequena, mas na verdade o que sempre vai importar para  seu médico ginecologista, para a maternidade e para o pediatra de seu filho, são as semanas em si, e não meses. E quanto ao mês lunar, as 40 semanas completas se referem a dez meses lunares, e não a nove meses de gestação. A contagem é diferente, porém, por mais incrível que pareça, todas dão certo.

contar gravidez semana

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *