Vacinação contra gripe 2013 do dia 15 à 26 de Abril

15/04/2013 21h10m. Atualizado em 20/11/2014 00h15m por:

 

vacinação contra gripe 2013Neste ano de 2013 a vacinação contra gripe acontece do dia 15 à 26 de abril. Como em todo ano a vacinação contra gripe é realizada no início do outono, para que ela seja eficiente no inverno, onde há mais casos de contaminação pelo vírus influenza. Esse ano a vacina contra gripe tem em sua composição três variações do vírus influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B).

Na campanha de vacinação contra gripe 2013, teremos a inclusão de mulheres que deram à luz há menos de 45 dias. Elas estão sendo imunizadas para evitar a contaminação de seus bebês. Gestantes e crianças de 6 meses a 2 anos também devem se dirigir a um posto de saúde para receber a vacina, como foi feito em campanhas anteriores.

Crianças que nunca tomaram a vacina contra gripe, devem receber duas doses, sendo que a segunda dose é 30 dias após a primeira. As crianças que já foram vacinadas no ano de 2012, necessitam apenas de uma dose.

Outras modificações que o ministério da saúde adotou, foi aumentar o número de pessoas com doenças crônicas, agora estão incluídas: doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica e doença neurológica crônica , além daqueles que possuem algum tipo de imunossupressão, diabetes, obesos e quem recebeu transplante.

Essa vacina pode dar gripe?
Não. O vírus Influenza presente na vacina da gripe é inativado. Uma gripe ou,outro sintoma que possa parecer gripe já existia antes da vacinação.

Vacina na gravidez faz mal?
A resposta é não!

Qualquer um pode tomar essa vacina?
Todas as pessoas podem tomar a vacina, exceto aquelas que têm alergia a ovo (o alimento é usado na fabricação da vacina).

Quanto custa?
Para as pessoas que estão dentro dos grupos de risco (gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, pessoas com doenças crônicas, indígenas, idosos e profissionais de saúde) sim, é de graça. Para as demais pessoas que não consta no programa de vacinação contra gripe 2013 do governo, poderá tomar a vacina na rede privada. Uma dose custa cerca de R$ 90.

Doenças com Indicação para vacinação contra gripe em 2013

vacina contra gripe 2013

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *