Crianças em férias: Cuidados com acidentes

Nas férias das crianças os cuidados devem ser redobrados, principalmente quando o assunto é acidentes domésticos.

02/05/2013 00h02m. Atualizado em 02/05/2013 00h20m por:

 

criança de férias cuidadosAcidentes domésticos envolvendo crianças em férias. Um dos momentos que devemos valorizar e aproveitar é a época de férias das crianças. Com a chegada desse período, podemos aproveitar o tempo para brincar, assistir filmes e TV, passear e principalmente ensinar a eles alguns conceitos que só mães e pais conseguem transmitir. Sim, é uma ótima oportunidade para curtir o filho. Porém, vale lembrar que, com as crianças em férias os riscos de acidentes se tornam bem maiores, segundo dados, nesses períodos ocorrem um aumento em 30% de atendimentos em hospitais  por conta de acidentes domésticos com crianças, e a maioria deles ocorrem em lugares como banheiro e cozinha.

Crianças em férias, cuidados redobrados

Mas, com algumas providências simples, é fácil que as férias de seus filhos serem só alegria, para que aproveitem ao máximo esse período, confira algumas dicas:

Intoxicações: Um dos acidentes domésticos bem comum de acontecer com crianças é a intoxicação. Medicamentos e produtos de limpeza são as principais causas desse problema, por isso, se seu baixinho está de férias evite tomar remédio na frente dele, crianças gostam de imitar seus pais. Também, tire seus medicamentos do alcance deles, como também detergentes, pesticidas, enfim produtos de limpeza em geral e principalmente aqueles que são armazenados em garrafas de plástico, pois crianças podem pensar que é água ou suco.

cuidados com acidentes domésticos

Queimaduras: Outro problema bem grave que pode ocorrer durante as férias. Para isso, não deixe o ferro ligado ou ainda quente com o fio desenrolado ao alcance das crianças, não deixe seu filho na cozinha quando o fogão ou forno estiverem ligados. Fósforos, isqueiros, alccól entre outras coisas devem ser mantidos fora do alcance de crianças.

Quedas: Não deixe seu filho ficar brincando em escadas e varandas, e procure colocar telas nas janelas e ganhe espaço e segurança afastando móveis dela.
Com senso e alguns cuidados você evita acidentes, garante férias seguras ao seu filho e que tudo seja só diversão. Lembre-se a segurança de seu filho depende mais de você do que de qualquer outra coisa.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *