Sono durante a gravidez

Ocorre mais sono no período da gravidez, devido as alterações hormonais que o organismo da mulher sofre.

20/05/2013 23h53m. Atualizado em 21/05/2013 23h41m por:

 

sono na gravidezExcesso de sono na gravidez é normal? Vejamos: Você sempre foi animada, acordava com disposição e passava o dia ligada nos 220 volts? Ai, de repente se pega morrendo de sono, bocejando o tempo todo e se sentindo esgotada, como se precisasse da sua cama mais do que de qualquer outra coisa na vida? Esse pode ser um dos sintomas de gravidez, a não ser que esteja com uma anemia tremenda ou então com distúrbios do sono ou estresse.

Se já fez o teste de gravidez e teve a confirmação de que há um bebê em formação no seu ventre, então a única solução é entender que, junto com ele haverão mudanças de comportamento devido as suas necessidades físicas, que agora é outra devido a essa vida que você carrega dentro de si. Para que você já vá se acostumando com a idéia, algumas mulheres morrem de sono a gestação toda, outras, apenas nos três primeiros meses, e outras no ultimo trimestre, isso varia bastante de mulher para mulher.

Porque a mulher fica com mais sono na gravidez?

O que causa esse sono inexplicável na gravidez é o aumento dos níveis de progesterona, normal durante esse período. Muitas gestantes ficam tão exaustas que pensam ate estar com começo de gripe, mas não é nada disso. O mais engraçado desse hormônio é que, durante o dia ele te dá sono, mas a noite não tem esse mesmo efeito, fazendo com que no dia seguinte você fique ainda mais sonolenta por não dormir na noite anterior.

O que fazer com esse ciclo vicioso? Infelizmente não há muito o que fazer a não ser descansar o máximo que puder e, se conseguir ter tempo, tirar aquela soneca da tarde. Mas, não se preocupe, essa situação é completamente normal na gestação, costuma passar em alguns casos, em outros não. Mas nada como repousar o máximo que puder e ter um acompanhamento pré-natal de perto, pois com ele, você poderá contar com seu médico para te dar informações de como melhorar essa situação, no caso o sono em excesso e outras que surgirem no meio do caminho.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *