Hérnia inguinal e umbilical em criança: tratamento e cirurgia.

Qualquer volume que aparecer próximo ao umbigo ou virilha do bebê, pode ser hérnia, comunique ao pediatra que acompanha a criança.

11/08/2013 00h43m. Atualizado em 19/11/2014 22h05m por:

 

hérnia umbilicalHérnia trata-se de um inchaço ou saliência de uma parte do organismo que se revela em função de uma falha natural ou adquirida. Na infância as mais comuns são as hérnias inguinal e a umbilical. A primeira ocorre quando o nódulo esta próximo a virilha. No feto existe uma comunicação entre a cavidade abdominal e o escroto. Se ela não se fechar até o nascimento, pode haver passagem de alças intestinais para a região inguinal (virilha) ou até para o saco escrotal. Quando o anel umbilical não se fecha, uma alça intestinal pode penetrar pelo umbigo.

Sintomas da hérnia

Nas hérnias inguinais, inchaço na região da virilha, que aumenta com algum tipo de esforço, como chorar e tossi. Nos meninos podem atingir o escroto (saco). Quanto a hérnia umbilical, ocorre o inchaço na região do umbigo principalmente mediante esforços, em especialquando a criança esta de pé, e esse inchaço desaparece na posição horizontal.Repouso pode proporcionar alívio temporário.

Classificação das hérnias abdominais:

tipos de hérnias

Tratamento de Hérnia em criança

A hérnia umbilical que não apresenta problemas sérios, é aquela que apareceu porque  uma parte do intestino empurrou a parede do abdome. É uma hérnia que afunda quando pressionada com o dedo; nesse caso o médico geralmente não prescreve nenhum tratamento, pois a tendência é que ela desapareça, quando os músculos estiverem mais fortalecidos, por volta dos quatros anos de idade, mas após esse período se continuar visível, o médico poderá optar por uma correção cirúrgica.

Obs: não coloque nada para comprimir a hérnia, como: moedas e umbigueiras, pode prejudicar a respiração do bebê.

A hérnia inguinal geralmente é cirúrgica tanto na menina quanto no menino. Informe ao pediatra da criança que ele saberá o melhor tratamento a ser adotado.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *