Importância e participação do pai na gravidez

A presença e participação do pai durante a gravidez é de extrema importância para mulher, eleva a auto-estima e trás segurança.

26/09/2013 09h46m. Atualizado em 27/09/2013 15h51m por:

 

importância do pai na gravidezUma queixa muito comum dos futuros papais durante a fase da gravidez é a diminuição de atenção que recebem de suas companheiras, ficando, muitas vezes, jogados para escanteio.Mas o que enfatizaremos hoje, é a importância do pai na gravidez.

Entretanto, isso é mais do que compreensível, uma vez que a gestante vive um momento único e as atenções naturalmente são voltadas ao futuro integrante da família. O recomendável é que o pai não se isole ainda mais e em vez disso participe ativamente da gestação, colaborando para que a gestante sinta-se segura e valorizada.

Participação do pai durante a gravidez

Dessa forma, durante a gravidez, é recomendável que o futuro papai adote atitudes construtivas e apoie a parceira, agindo da seguinte forma:

Sendo paciente e compreensivo: ao invés de julgar e criticar a parceira, aprenda a conviver com essa nova situação, pois é momentânea e única. Deixe-a vivenciar o momento e aprecie também, participando efetivamente, com apoio e elogio. Não se irrite quando ela só fala do bebê e aprenda a tolerar as constantes mudanças de humor, provenientes das alterações hormonais, pois esta, além de mexer com o organismo, também mexe com o emocional.

Redobre a dose de carinho: com o decorrer da gravidez, algumas mulheres sentem-se menos atraentes e desejadas. Doses excessivas de carinho fazem bem a autoestima e ajudam a levantar o astral da gestante.

Envolva-se totalmente: fique antenado em suas condições de saúde, participando, quando possível, das consultas médicas e dos exames de rotina. Isso tranquiliza a esposa, aumenta a sua segurança e estreita os laços afetivos do casal. Nos casos dos enjoos, leve seu café da manhã na cama, com um cardápio rico e diversificado, incluindo frutas frescas, sucos naturais e pães integrais. O chá de menta com gengibre, em jejum, minimiza o efeito das cólicas durante todo o dia.

Com essas recomendações, ambos saem ganhando. Apoiar e estar presente ao seu lado, participando durante todo o período de gravidez fará com que o futuro papai não fique de fora das alegrias e expectativas da gestante, além de melhorar o relacionamento, o que só traz benefícios ao casal.

Portanto não se distancie e nem fique apático em uma situação tão desejada e especial. Participe de cada momento e torne a gestação de sua parceira algo prazeroso e único.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *