Instituto Gerir e o atendimento humanizado em hospitais

Instituto de Gestão em Saúde - Gerir explica como é realizado um atendimento humanizado em hospitais. O projeto Donas Gentilezas é um grande exemplo disso!

10/11/2014 19h53m. Atualizado em 11/11/2014 12h52m por:

 

Estar internado não é algo fácil para ninguém, principalmente quando o tempo de internação acaba se tornando mais longo do que o planejado, o que acaba gerando desconforto não só ao paciente, mas também aos seus familiares que enfrentam junto esta situação.

E às vezes até a equipe multiprofissional que atende a este paciente acaba sofrendo consequências, já que o paciente acaba passando por situações de estresse devido ao tempo prolongado de internação no hospital, e que pode ser transmitido para toda equipe.

1-humanizacao instituto gerir

Com isso, a cada ano vem surgindo novas metodologias de atendimento aos pacientes, que visam trazer mais conforto em sua internação. E uma destas formas é o atendimento humanizado.

O atendimento humanizado

O atendimento humanizado, do Instituto Gerir e de outras entidades, é um conjunto de ações que visam proporcionar maior conforto aos pacientes, familiares e equipe multiprofissional, de modo que a pessoa seja o ponto alto dentro do tratamento.

Desta forma, cada ação é tomada com pensamento em garantir maior conforto aos pacientes, proporcionando assim uma melhora significativa em sua saúde.

2-humanizacao instituto gerir

Além disso, o tratamento humanizado também oferece aos profissionais de saúde a oportunidade de se aproximarem mais de seus pacientes, de modo que se tornem verdadeiros amigos, e com isso o tratamento se torna muito mais eficiente em todas as situações.

Instituto Gerir investe constantemente no atendimento humanizado

E uma instituição que vem investindo gradualmente no atendimento humanizado aos pacientes é o Instituto de Gestão em Saúde – Instituto Gerir, uma organização social que é responsável pela administração de diversos hospitais pelo Brasil, dentre eles o Hospital de Urgências de Goiânia – HUGO, um dos maiores centros de referência em atendimento médico de urgências e emergências da região centro oeste do país.

Desde que o Instituto Gerir assumiu a administração do HUGO, em 2012, vem colocando em prática diversas ações com base em garantir aos pacientes um tratamento mais humanizado.

3-humanizacao instituto gerir

Dentre estas ações destacam-se à reforma e modernização dos leitos e unidades de atendimento intensivo, melhorias no setor de recepção hospitalar, padronizações de limpeza e higienização do setor de lavanderia, compra de equipamentos mais modernos, dentre outras.

Melhores padrões de humanização em hospitais

Outra ação que vem garantindo resultados positivos no padrão de humanização hospitalar é o projeto Donas Gentileza, que foi feito para que as camareiras do hospital passem por um treinamento especializado, e com isso atendam os pacientes com mais carinho e atenção.

Com isso elas passam a não só trocar as roupas de cama, mas também se tornam amigas de cada paciente, estreitando a cada dia mais esta relação, permitindo a elas a troca de informações importantes sobre as necessidades de cada paciente com a equipe multiprofissional dentro do hospital.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *