A bolsa estourou (rompeu) o que a grávida deve fazer?

A bolsa estourou, será que entrei em trabalho de parto? confira sintomas abaixo!

27/09/2011 00h18m. Atualizado em 17/07/2014 15h37m por:

 

bolsa rompeu maternidade

O bebê durante nove meses fica dentro do útero envolvido por uma membrana e mergulhado no liquido aminiótico, mas num dado momento essa membrana se rompe , sem causar dor, apenas o liquido que estava dentro começa a sair através da vagina, a bolsa estorou (rompeu) o que a grávida deve fazer?

Quando verificar que a bolsa se rompeu, a mamãe deve procurar manter a calma, pois logo a seguir muitas vezes vem as contrações, caso o bebê esteja “maduro” pra nascer. O trabalho de parto na primeira gestação leva mais ou menos 12 horas, mas existem excessões.

O rompimento da bolsa nem sempre é evidente, apenas na ruptura baixa quando ele vaza em grande quantidade. A maioria da gestantes solta o liquido aos poucos principalmente quando faz movimentos bruscos, espirra ou quando se levanta. O liquido aminiótico é inodoro (sem cheiro) de cor clara e transparente, ao primeiro sinal procure o médico. Também falam que pode vir com filetes de sangue,

Caso o liquido saia e a gestante não sinta contrações a grávida pode ligar ao obstetra com mais tranquilidade, mas tem que ligar pois o liquido saindo, o bebê e o útero ficam expostos a contaminações do meio externo. Tanto é que, se o liquido aminiótico vazar antes do tempo (no caso antes da 37ª semana) além da mulher ter que ficar em repouso, ela terá que tomar antibiótico para evitar infecção, caso o médico não queira antecipar o parto.

Mas se o liquido vazar e a gestante estiver com mais de 37ª semana de gestação, arrume suas coisas e a do bebê, avise o médico e se dirija a maternidade. Cerca de 90% das gestantes de mais de 37 semanas que tiveram a ruptura de bolsa entram em trabalho de parto naturalmente em até 48 horas. Mas no Brasil os médicos esperam de 12 à 24 horas não mais que isso, devido aos cuidados com possíveis infecções.

Sinais de alerta depois que a  bolsa rompeu

• qualquer tipo de febre( medir temperatura corporal a cada 4 horas)
• caso diminua os movimentos do bebê
• alteração na cor e no cheiro do líquido aminiótico
Mesmo estando na maternidade se notar um desses ítens comunicar ao médico ou a equipe de enfermagem.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Um comentário em A bolsa estourou (rompeu) o que a grávida deve fazer?

  1. Avatar saco big bag disse:

    He llegado aquí por un amigo, excelente információn, te felicito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *