Dor de ouvido(Otalgia): causas e o que fazer

19/07/2020 09h05m. Atualizado em 19/07/2020 21h18m por:

 

“Otalgia”. Você já ouviu esse termo? Pode ser que não com esse nome, mas garanto que a maioria das pessoas já sofreu alguma vez de dor de ouvido.

Engana-se quem acha que dores de ouvido são ocorrências simples, sem complexidade, pois ela pode ter várias causas e diferentes sintomas.

As causas para a ocorrência de dores de ouvido são divididas em dois tipos. O primeiro é a causa não otólogica, ou seja, quando causada por partes do organismo que ficam longe do ouvido, como cáries, molares inclusos, uso de próteses dentárias artrite e infecções nas amígdalas, boca e faringe.

Já a dor de ouvido por causa otológica, quando está relacionada com doenças do próprio ouvido. A causa otológica pode ser dividida em três grupos: otite externa aguda, otite média aguda e tumores de ouvido

otite externa aguda é o resultado de uma infecção localizada na pele do canal do ouvido. Essa infecção poderá ser causada por fungos ou por germes e pode gerar fortíssimas dores de ouvido e ainda coceiras na região.

Outro ponto importante é que pode se desenvolver um quadro crônico, com dores agudas e coceiras que resultam em descamações na pele. A otite externa crônica é muito frequente também em quem pratica natação.

Já a otite média aguda ocorre devido a uma infecção causada por bactérias, em em menor número de vezes por vírus, na região do ouvido médio. Esta doença é mais recorrente em crianças e quase sempre após a pessoa apresentar um quadro de gripe. A infecção acontece quando um germe alocada no nariz ou na gargante migra por meio da tuba digestiva, até chegar ao ouvido. Entre os sintomas mais comuns, temos: fortes dores, febre, falta de apetite, secreções, diarréia e até vômitos.

Por fim, há os tumores do ouvido que são responsáveis por causar, além de dores, perda da audição e secreção. Por isso, procure sempre um otorrinolaringologista com frequência.

Dica caseira:

– Use uma fralda aquecida com ferro de passar, age como anti-inflamatório e pode aliviar um pouco a dor. Mas não deixe de procurar um médico para que o mesmo possa avaliar e prescrever o tratamento correto.

Nunca coloque azeite morno, álcool ou leite materno para tratar dor de ouvido. Pode favorecer o acúmulo de secreções e ficar pior

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *