Aspecto da cera do ouvido da criança, para que serve e como remover

A cera de ouvido, também conhecido como cerume é uma substância natural que nosso próprio organismo fabrica, para manter o ouvido limpo e saudável.

05/05/2014 21h46m. Atualizado em 19/11/2014 22h10m por:

 

ouvidoA cera de ouvido, ou cerúmen, é uma substância composta de queratina que tem como principal função impermeabilizar toda gordura produzida pelas glândulas presentes no canal auditivo externo. E desta forma a cera de ouvido desempenha algumas funções importantes em nosso organismo.

Para que serve a cera do ouvido

1. Evitar o ressecamento e também o excesso de umidade dentro do canal auditivo, o que poderia causar feridas na pele desta região, e isto facilitaria o aparecimento de inflamações, como a otite;
2. Ela impede que sujeira, germes e corpos estranhos se alojem no interior do ouvido, e principalmente nos tímpanos. Estes agentes acabam ficando presos no cerúmen, e depois vão sendo eliminados de dentro para fora, devido ao crescimento da pele, que acontece em todas as regiões do corpo;
3. A cera de ouvido mata bactérias, e com isso evita que apareçam infecções oportunistas no ouvido.

Desta forma a cera de ouvido funciona de maneira autolimpante, ou seja, aos poucos ela vai sendo eliminada do ouvido, junto com a sujeira, e com isso o ouvido fica sempre limpo e livre de infecções.

cera de ouvido em criança

Avaliar com o otorrino, como esta o conduto auditivo da criança

Qual o aspecto da cera de ouvido de uma criança?

A coloração da cera de ouvido da criança pode ser vista em dois aspectos distintos, e que tem relação com a genética familiar. Em caucasianos e afro-americanos o cerúmen possui uma coloração marrom-escura, e aspecto pegajoso e cremoso, enquanto que asiáticos e nativos americanos possuem cerúmen em uma coloração cinza ou bege, com aspecto seco e quebradiço.

Ambos os casos indicam uma coloração normal da cera de ouvido. Mas é bom os pais ficarem atentos caso a cera de ouvido esteja líquida e escorrendo de forma contínua, e com presença de dor aguda, pois isto pode indicar uma infecção no ouvido da criança.

Se isso acontecer é necessário levar seu filho/a para o hospital o quanto antes, para que um médico otorrino possa receitar o tratamento adequado para aliviar os sintomas desta infecção, que em alguns casos causam dores bem intensas no canal auditivo.

limpeza ouvido em criança

Limpeza com cotonete APENAS na área externa, nunca introduza no ouvido da criança ou mesmo do adulto

Cera de ouvido em excesso e limpeza adequada

Com o tempo a cera vai sendo eliminada do canal do ouvido, e com isso ela é jogada para fora, formando assim aquela casquinha dentro da orelha, que muitas vezes chamamos apenas de sujeira. Esta casquinha pode, e deve ser limpa com o auxílio de um cotonete, ou mesmo durante o banho, pelos pais ou mesmo por crianças maiores.

Mas é importante ressaltar que o cotonete não deve ser introduzido dentro do canal auditivo, pois isto empurrará a cera de ouvido para dentro, criando assim uma rolha, que pode causar infecções e até perda da audição.

E caso a cera do ouvido tenha sido empurrada para dentro do canal auditivo, deve-se levar seu filho/a para uma consulta com o otorrino, que vai avaliar e se for necessário fará uma limpeza adequada no ouvido da criança, e desta forma os sintomas irão melhorar.

Existem também aquelas crianças com cera de ouvido em excesso, e que acaba saindo com frequência pelo canal auditivo, e fica até difícil realizar a limpeza. Nestes casos é necessário um acompanhamento periódico com o otorrino, para que a limpeza do ouvido da criança seja feita regularmente pelo especialista para que não haja problemas.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *