Parar de menstruar: prós e contras

Interromper a menstruação pode ajudar a aliviar os sintomas da menstruação e endometriose, mas não serve para qualquer mulher.

04/10/2011 19h25m. Atualizado em 08/10/2014 22h22m por:

 

Parar de menstruar
Antes de fazer a escolha de parar de menstruar é preciso ver os prós e os contras. Parar de menstruar, ajuda de certa maneira suspender o sangramento, evitar alguns sintomas, como: anemia, cólicas, dores de cabeça, inchaço, endometriose e outros. Para conseguir esse processo é necessário usar anticoncepcionais continuamente.

Prós

– Segundo alguns médicos a ausência de menstruação não traz riscos à saúde da mulher.
Interromper a menstruação deve ser utilizado para quem sofre com os problemas da menstruação, estudos indicam que existe uma melhora de 95% em relação ao fluxo sanguineo intenso e que 75% das mulheres que usam o método deixam de ter cólicas.
– Em doenças como a endometriose, a interrupção da menstruação pelo uso contínuo de anticoncepcional, reduz a dor e as cólicas.
– Quanto a fertilidade, a mulher não perde, assim que ela interromper o uso contínuo de anticoncepcional, voltará  a ovular após o primeiro e o terceiro mês.

Contras

– O método de interromper a menstruação não é de 100% eficaz, existe uma possibilidade de quase 50% diminuir o sangramento mas não cessar totalmente.
– Os efeitos a longo prazo de uso do anticoncepcional, ainda é controverso, tem pessoas que alegam a possibilidade de desenvolver câncer
– Hipertensas não devem fazer uso da pílula e nem a injeção como contraceptivos.

Antes de decidir qualquer método é necessário uma avaliação médica, pois não é uma terapia indicada para todas as mulheres. Como o metodo é contínuo, existe uma preocupação médica no sentido das pessoas não fazerem mais uso de preservativo por estarem despreocupadas de uma eventual gravidez, assim pode correr riscos de contrair doenças venéreas e HIV.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *