Pré-natal: Alongamentos e Exercícios na gravidez

A gestante pode fazer exercícios durante a gravidez, desde que com cautela e autorizada pelo seu ginecologista.

exercícios na gravidez

Alongamentos e exercícios na gravidez Gerar um bebezinho, é sem dúvida uma experiência maravilhosa. Mas as mulheres admitem: traz alguns desconfortos. Embora sejam comuns nesse período, já que várias transformações acontecem no corpo feminino, existem algumas alternativas como massagens, alongamentos e exercícios que podem tornar a gestação mais confortável.

Dor nas costas, inchaço, indisposição …. Siga um ritual de massagens que ajudam a aliviar os desconfortos da gestação. A Massagem pélvica, também chamada de massagem perineal, ela promove o alongamento da região perivaginal, favorecendo o parto normal sem episiotomia, aquele corte feito para alargar o canal de parto, que causa a ruptura dos músculos. O assoalho pélvico, pode  ganhar alongamento para ser distendido no parto e voltar ao estado normal sem rompimento das fibras musculares.

massagem na gravidez

Exercício para pés inchados na gravidez

Como fazer: Sente-se, eleve os pés à 5cm do chão e faça círculos com eles. Depois, puxe as pontas dos dedos para baixo e para cima.

Duração: o ideal é fazer a cada duas horas, por 10 minutos.

Outra dica é quando estiver em casa, faça o exercício na cama e use travesseiros para apoiar as pernas elevadas.

alongamento na gravidez

Exercícios orientados durante a gravidez

Automassagem para grávidas

Além de proporcionar conforto, ela é uma forma de a mulher conhecer mais o seu corpo e notar as alterações que acontecem. Como a gestante é quem realiza a técnica no próprio corpo, a partir do sexto mês podem haver limitações por conta do abdômen. Nesse caso, não abuse.

Entre os benefícios apontados pelas grávidas que realizam algum tipo de automassagem, estão o relaxamento, a melhora da autoestima e do sono.

Existe também a massagem relaxante. Pode ser realizada no corpo todo, devendo-se evitar o abdômen a partir do sexto mês. Essa massagem ajuda a diminuir a dor nas costas e a ansiedade.

Drenagem linfática em grávida

O inchaço causado pela retenção de líquidos é uma das maiores queixas das gestantes. E para aliviar essa sensação, a drenagem linfática é uma alternativa indicada.

Ela pode ser feita a partir do primeiro mês de gravidez, desde que a mulher não apresente hipertensão, sangramentos e trabalho de parto prematuro. O fisioterapeuta deve aferir a pressão arterial antes de realizá-la, pois há risco de elevação da pressão, podendo provocar até eclâmpsia.

Essa técnica deve ser feita apenas por fisioterapeutas. Por se tratar de um período muito delicado, existem contraindicações e riscos, o que leva os profissionais a fazerem adaptações na técnica.

Serviço gratuito para gestante SP

• Em São Paulo: na Universidade Federal de São Paulo, as gestantes podem ser atendidas por um dentista, um fisioterapeuta, uma nutricionista e uma psicóloga. Informações:(Oxxll) 5576-4000 .
• Na região de Osasco (SP): quem oferece o atendimento às grávidas é a clínica de fisioterapia do Centro Universitário UNIFIEO. Informações: (Oxxll) 3654-0846.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>