Diabetes gestacional: Tratamento, causas e sintomas

A Diabetes gestacional ocorre devido a certos hormônios produzidos na gravidez, que acaba fazendo com que o corpo fique resistente aos efeitos da insulina.

01/10/2009 22h04m. Atualizado em 05/06/2014 21h56m por:

 

Diabetes Gestacional

Diabetes Gestacional o Tratamento, suas causas e sintomas. Segundo estudo tratar a diabete durante a gravidez é benéfico. Durante a gravidez as vezes surge a diabete gestacional, que desaparece após a gestante ter o bebê.

Importante cuidar da diabete gestacional

Uma pesquisa realizada em Nova York  mostrou que fazer um tratamento da diabete, que surge durante a gravidez mesmo que seja leve, benefícia tanto a mãe quanto ao bebê, pois evita um ganho excessivo de peso facilitando o trabalho de parto.

A diabete Gestacional, acomete uma em cada sete gestante, isso depende da população.O excesso de açucar no sangue, faz com que o feto cresça muito, exigindo muitas vezes uma cesariana, como também outras consequências de saúde para a mãe e a criança.

diabete gestacional

O Diabetes durante a gravidez  acontece,  porque certos hormônios produzidos nesse período (por exemplo o GH – hormônio do crescimento) fazem com que o corpo fique resistente aos efeitos da insulina.

Mulheres com Diabetes Gestacional, faz com que a glicose se acumula na circulação sanguinea, devido a insulina extra não ser produzida o suficiente. O diagnóstico é realizado por meio de teste de tolerância à glicose, principalmente naquelas gestantes acima do peso.

Causas da Diabetes Gestacional

Vale a pena conhecer as características que propiciam o aparecimento desse mal para se prevenir:

– Idade acima dos 30 anos

– Obesidade ou ganho excessivo de peso na gestação

– Presença de glicose na urina

– História familiar de diabetes em parentes de primeiro grau

– Gestação anterior com bebê pesando mais de 4 kg ao nascer

– Aborto ou morte fetal anterior( não esclarecidos)

– Hipertensão

Sintomas de diabetes gestacional

Os sintomas da hiperglicemia (glicose alta no sangue) são:
– muita sede,
– aumenta a vontade de urinar,
– pode ocorrer perda de peso,
– cansaço,
– vômito e náusea,
– visão embaçada,
– infecção por candidíase vaginal.

O aparecimento da diabete gestacional, não pode ser prevenido, mas a mulher que se encontrar acima do peso, deverá ter um controle mais rigoroso, pois aumenta o risco de ter a doença.

Tratamento da diabete gestacional

O tratamento da diabete gestacional geralmente é com dieta, caso não fique controlada, o médico irá prescrever insulina. O importante é que seja diagnosticada cedo, a gestante vai poder ter uma gravidez tranqüila,  receberá orientação especializada e tratamento adequado.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *