Dosagem progesterona na gravidez, sua função e importância

Além de outras funções, a progesterona exerce potente efeito inibidor sobre a musculatura uterina, fazendo com que permaneça relaxada durante toda a gravidez.

 
 

Progesterona na gravidez

Qual a importância da dosagem progesterona na gravidez.  Normalmente os hormônios são excretados pela própria  placenta, eles tem um papel muito importante na gravidez. Dois deles, o estrogênio e a progesterona, são hormônios femininos que geralmente são secretados pelos ovários durante o ciclo menstrual.

Existem dois outros hormônios que são também muito importantes durante a gestação, o gonadotropina coriônica e a somatomamotropina coriônica humana. Eles atuam sobre a mulher grávida, ajudando a controlar as alterações do útero, assegurando a vida fetal, e sobre as mamas promovendo a produção de leite.  E no bebê, eles regulam  desenvolvimento do próprio feto, principalmente de seus orgãos sexuais.

Função e importância da progesterona na gravidez

A progesterona na gravidez, tem como função disponibilizar nutrientes para o uso fetal, ela também possui um grande efeito inibidor sobre a musculatura uterina, faz com que ela fique relaxada durante toda gravidez. Como também, complementa o efeito do estrogênio sobre as mamas, disponibilizando todos os elementos para produção do leite materno.

O controle e dosagem desse hormônio tem seu significado e importância durante a gestação, devido a todos os fatos que foram mencionados acima. O uso da progesterona no primeiro trimestre de gravidez, muitas vezes é recomendado pelo médico para evitar o aborto.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>