Grávida pode mexer com tinta de parede

Grávida deve ter certos cuidados com cheiro de tinta para pintar paredes.

02/04/2013 23h44m. Atualizado em 03/04/2013 10h01m por:

 

pintar paredes durante gravidezGrávida deve ter cuidados com cheiro de tinta de parede? Gravidez é um dos períodos mais sensíveis da vida de uma mulher, conseqüentemente uma fase que requer alguns cuidados. Por essa razão, é fundamental que você atente a detalhes de sua rotina, de seu trabalho, de seus hábitos, pois todos eles geralmente precisam mudar quando se descobre uma gestação. Tem mulheres que encaram qualquer coisa, fazem qualquer trabalho e até mesmo pintam os cômodos de suas casa, quando os maridos chegam não reconhecem mais nada.

Se você é uma mulher que adora ficar fazendo mudanças em sua casa, sempre escolhendo cores diferentes para o ambiente e nunca teve problema com a tinta ou o cheiro da mesma, saiba que é necessário tomar alguns cuidados quando se esta grávida.

Existem estudos que afirmam que a exposição constante da grávida a solventes pode aumentar o risco de aborto. quando essa exposição ainda é contínua, pode aumentar o risco de defeitos congênitos e problemas de aprendizagem no futuro para a criança.

A grávida pode pintar sua casa, mas atente, por exemplo, ao tipo de tinta que será usada. Algumas têm em sua formulação produtos químicos que é prejudicial ao feto, por isso a atenção redobrada é necessária. Vejam alguns cuidados:

Cuidados que a grávida deve ter ao pintar paredes.

Lixar. Tenha cuidado ao lixar paredes, pois a tinta velha pode conter chumbo, inalar partículas de chumbo são prejudiciais a você e ao bebê.

Ventilação. O local em que você estiver pintando deve ser bem ventilado, por isso, abra as portas e as janelas e deixe o ar entrar. Mesmo aquelas tintas que não contem tanto cheiro forte devem ser evitadas. Tome esses cuidados em relação ao tempo também, se ver que o cheiro está incomodando muito ou ate mesmo causando dores de cabeça, falta de ar e sintomas semelhantes, pare o serviço, saia do lugar e peça para que outra pessoa continue a pintura para você.

Comer e beber. As vezes em meio ao trabalho dá uma sede, não é mesmo? Mas antes de beber água, retire-se do local em que está pintando, assim você evita a ingestão acidental de partículas de substancias químicas.

Se você grávida tomar esses cuidados, certamente poderá ficar tranquila quanto a pintar paredes de sua residência ou local de trabalho, e não terá efeitos colaterais por causa disso.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *