Tempo de mamada do bebê, como amamentar e erros cometidos na amamentação

Você sabe quanto tempo o bebê deve amamentar em cada mama!

13/11/2009 22h26m. Atualizado em 03/03/2015 18h41m por:

 

tempo mamadaTempo de mamada do bebê – Não sei se sabem, mas os primeiros dez minutos da mamada, o leite que vem contêm mais água, por isso não é necessário dar água ao bebê, nos outros 10 minutos o leite possui mais gordura e vai ajudar a engorda o bebê.

Recomenda-se para o bebê prematuro ou aquele que necessita ganhar peso, tirar um pouco do leite, aquele com mais água e dar o peito em seguida para que o bebê se alimente daquele que é mais gordo, para ganharem peso.

A principio 2/3 do leite que é produzido pelo organismo da mamãe,  é devido a sucção do bebê,  quanto mais a criança mama, mais o leite vem, a  digestão do leite fica em torno de 1:30hs. Portanto, o espaço entre as mamadas pode ser de 1:30hs até 4 ou 5 horas.

Poderá dar um espaço de 2 a 4 horas, e para que o bebê não fique chorando, quando ele requisitar sua presença com algum tipo de resmungo, peça para que o pai o segure, assim o bebê não sentirá o cheiro do leite.

Erros cometidos na amamentação

Um erro, é amamentar sempre que a criança resmunga, sem um horário definido, após o nascimento, ele ainda não tem força suficiente para sugar bastante, então as mamadas devem ser de 1 a 2 horas, mas com o passar do tempo, ele tende a mamar durante 10 a 15 minutos, ingerindo bastante leite, podendo assim haver um intervá-lo mais prolongado.

Não é aconselhável acordar o bebê para mamar, a não ser que seja orientado pelo pediatra. No primeiro mês de vida, o bebê deve ser despertado para mamar se ultrapassar 4 horas e meia, isso para que a criança não fique defasada no peso e desenvolvimento em geral.

Como amamentar

O recém nascido, por ter uma capacidade de sucção limitada, após alguns minutos se cansam e dormem, logo ela sente fome, a mãe por sua vez acha que o seu leite é fraco. As primeiras mamadas são rápidas, vai aumentando com o tempo pois existe a adaptação dos mamilos à sucção.

Quando o bebê, está mamando num tempo regular e sugando normalmente; exemplo: se for  por 10 minutos, divida esse tempo ao meio , deixe-o no primeiro seio, após passe para o segundo, você estará garantindo que as duas mamas esvaziem.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *