Como fazer a criança parar de chupar o dedo.

Existe uma idade para que o bebê deixe de chupar o dedo ou a chupeta?

15/12/2009 23h07m. Atualizado em 13/11/2014 16h33m por:

 

chupar dedo como fazer parar

Como fazer a criança parar de chupar o dedo. Os bebês já chupam o polegar dentro da barriga da mãe a partir dos quatros meses de vida. A sucção é uma reação instintiva nos nenéns, e de maneira alguma deve ser motivo de alarme. Mas, até quando eles podem ficar com esse hábito. Até dois anos de idade é visto como fase oral, nessa fase os bebês sentem necessidade de sugar, colocam tudo o que vê na boca.

Até quando o bebê pode chupar os dedos, sem ser prejudicado

Sendo que, o bebê que recusa chupeta tendem a chupar os dedos, agarrar a um paninho, ou qualquer coisa para se acalentar. Principalmente na hora do sono, são coisas que dão a eles uma sensação de conforto e segurança. Até os dois anos, a mãe poderá ficar tranquila, mas passou desse período, é preciso ficar alerta, devido a problemas de posicionamento dos dentes, de mastigação, e até mesmo dificuldade de fala.

Pelo dedo estar sempre a disposição dos pequenos é mais dificil abolir esse hábito do que quando chupam chupeta. Temos adultos que quando estão sós na hora de dormir chupam o dedo, neste caso só um tratamento psicológico poderá ajudar.

Então uma dica, se o bebê não aceita chupeta, ofereça um bichinho de borracha lavável ou um modedor específico que serve como substituto do dedo e chupeta.

Diplomacia e muito amor

O mais importante, é que qualquer que seja o hábito de seu bebê, a retirada nunca deve ser de maneira brusca. Ofereça a criança brinquedos divertidos para distraí-la. Amor e atenção em qualquer situação são os melhores remédios. Cada vez que ela levar o dedinho a boca, retirar com carinho, e procurar levar sua atenção para outras coisas.

Nunca castigue seu filho por ter chupado o dedo! Caso ele já tenha seis anos e o hábito não tenha desaparecido, em último caso e com acompanhamento médico, verificar a possibilidade de usar um aparelho que pode ser adaptado atrás dos dentes superiores, ele faz com que o ato de chupar o dedo seja desconfortável e praticamente impossível.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *