Como tratar os problemas de bexiga durante a gravidez

Existem vários fatores que predispõe o aumento de volume de urina durante a gravidez, é considerado normal desde que não venha acompanhado de dor.

21/01/2015 16h00m. Atualizado em 21/01/2015 16h02m por:

 

problemas com a bexiga na gravidezDurante a gravidez, o corpo da mulher passa por uma série de mudanças, físicas e emocionais, que vão preparando todo seu organismo para chegada de seu neném.

Algumas destas mudanças fazem com que a mulher precise se adaptar a uma nova rotina, como é o caso dos enjoos e náuseas dos primeiros meses, que deixam a gestante com menos apetite, ou mesmo a fase de planejamento da chegada do bebê, que envolve a compra do enxoval e a montagem do quartinho.

Aumento da vontade de urinar durante a gravidez

Outra mudança que costuma acontecer durante a gravidez é o aumento do volume de urina, que às vezes faz com que ocorra uma eliminação involuntária, principalmente quando a gestante fica muitas horas sem ir ao banheiro.

Isto acontece devido a dois fatores, sendo o primeiro pelo aumento da produção da progesterona no organismo da mulher, que é importante durante a fase de gestação, e que acaba relaxando a musculatura da bexiga, causando assim a eliminação da urina com mais facilidade, como em uma tosse ou risada mais intensa.

Já o segundo fator é que a área da pelve precisa de uma circulação sanguínea mais intensa conforme o bebê vai se desenvolvendo no útero materno, o que faz a atividade renal ficar muito mais intensa, gerando assim uma eliminação maior de líquidos.

Problemas da bexiga durante a gravidez

Como vimos o aumento do volume de urina durante a gravidez é algo normal, e que pode acontecer com grande parte das gestantes. E este aumento, na maioria dos casos, pode causar apenas uma situação de desconforto para mulher, que acaba soltando a urina sem saber, e com isso fica com sua roupa molhada.

Porém, é importante que ela fique atenta a possíveis infecções urinárias que também podem acontecer durante esta fase, e que são causadas por bactérias que podem causar problemas de saúde sérios durante a gravidez.

E forma mais indicada para evitar estas bactérias é manter uma boa higienização na hora de ir ao banheiro, evitando assim que as bactérias possam entrar no canal urinário, e posteriormente causar uma infecção renal.

Beber água também é importante

Outra dica fundamental é que a gestante deve ingerir bastante água durante a gravidez, tanto para filtragem dos rins como para manter o corpo saudável.

Uma alimentação balanceada também é indispensável, e deve ser feita de acordo com orientações de uma nutricionista, além é claro de um bom acompanhamento pré-natal.

E com o aparecimento de dores ao urinar, ou qualquer outro sintoma diferente durante a gravidez é importante comunicar ao médico, para que ele possa indicar qual a melhor forma de tratamento, evitando assim o consumo de remédios indevidamente.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *