Como tratar enxaqueca durante a gravidez.

A combinação enxaqueca e gravidez é importante demais e merece acompanhamento médico para ter o tratamento adequado.

08/10/2014 09h52m. Atualizado em 07/10/2014 22h38m por:

 

enxaqueca na gravidezDurante o período de gravidez, o corpo da mulher passa por inúmeras mudanças, que são fundamentais para chegada de seu bebê, mas que também podem desencadear alguns sintomas comuns em boa parte destas gestantes. A grande parte destas mudanças é causada pelo aumento dos hormônios, e especial a progesterona, e que também acabam desencadeando alguns destes sintomas.

Um destes sintomas é a enxaqueca durante a gravidez, que embora não seja tão frequente, é algo que afeta uma boa parte das grávidas, principalmente nos primeiros três meses de gestação.

A enxaqueca durante a gravidez

A enxaqueca na gravidez é caracterizada por uma forte dor de cabeça na área da testa, que vai se tornando mais intensa, dificultando até a gestante de apontar uma única região de dor.

Esta dor vem acompanhada de visão turva, enjôos, tontura, náuseas e vômitos. E sua causa principal esta relacionada ao aumento dos níveis hormonais, principalmente nos primeiros meses da gestação, e que fazem o sangue circular com mais intensidade em função do desenvolvimento do bebê.

Além disso, a enxaqueca causa inúmeras mudanças de humor, gerando uma situação muito estressante para grávida, e que podem trazer sérias consequências se não for tratada de maneira adequada, tanto para ela quanto para seu bebê.

Tratamento da enxaqueca durante a gravidez

Assim que a enxaqueca surge, é muito importante que a gestante entre em contato com seu médico, que irá indicar qual o melhor tratamento para alivio dos sintomas.

Um dos tratamentos que ele irá recomendar é medicamentoso, e que visa aliviar a enxaqueca sem trazer riscos a gestante ou ao bebê. Aliado aos medicamentos a mudança de hábitos alimentares e a prática de exercícios durante a gravidez também é indicada pelo médico, de acordo com cada caso.

Repouso, sessões de relaxamento, ioga, acupuntura, fitoterapicose vitaminas com indicação médica, como também atividades de lazer são fortes aliados para amenizar os sintomas da enxaqueca durante a gravidez.

Vale lembrar que, caso você esteja passando por uma crise de enxaqueca durante sua gravidez, não se automedique, pois somente o médico saberá ao certo qual o remédio mais indicado para melhorar sua dor, e também aquele ideal para não trazer riscos para seu bebê.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *