Crianças com intestino preso, causas e tratamento

09/06/2020 21h25m. Atualizado em 09/06/2020 21h25m por:

 

O papel da alimentação no intestino preso é determinante, como também uma dieta pobre em fibras e com pouca ingestão de líquidos.

Recém-nascidos alimentados apenas com aleitamento materno, pode ter a chamada pseudo-constipação, o bebê fica muitas vezes até uma semana sem fazer cocô, mesmo mamando bem, não tem desconforto abdominal e ao fazerem suas necessidades, suas fezes estão em condições normais.

Já observaram que muitas vezes o bebê chora e faz esforço para fazer cocô, geralmente não é constipação. Acontece isso porque os bebês não relaxam a musculatura do assoalho pélvico quando estão tentando evacuar, mas isso se resolve normalmente.

As causas mais comuns da constipação infantil, por volta dos 95%, se dá por problemas na dieta e por problemas comportamentais, esse tipo de problema damos o nome de constipação funcional.

No caso do problema surgir devido à alimentação, se deve a baixo teor de líquidos, como também baixa ingestão de fibras alimentares e pelo consumo excessivo de produtos industrializados, em vez de frutas, legumes, verduras e cereais integrais.

Muitas vezes a constipação ocorre por estresse, com a vinda de um irmãozinho. Não gostar de usar o banheiro, faz com que fique controlando a saída do cocô ou mesmo quando a criança fica distraída brincando ou vendo TV e ficam adiando a ida ao banheiro

Causas funcionais podem ser tratadas sem medicamento. Mas os pais tem que ficar observando se a constipação permanece por longo período, se houve fissura no ânus ou mesmo surgimento de hemorróidas. E sempre levar ao conhecimento do pediatra para que o mesmo também acompanhe e dê o tratamento adequado.

Tratamento da Constipação

  1. Aleitamento materno: Todos sabem dos benefícios do aleitamento materno, para o recém nascido é muito importante para o desenvolvimento da motilidade e maturação do intestino.
  2. Educação dos pais e cuidadores: Os pais não devem brigar ou punir seus filhos quando não conseguem controlar e fazem as necessidades na roupa, pode ocasionar trauma. Procurar entender o problema e seguir sempre orientando.Isso serve também para professores se a criança estiver em escolinha.
  3. Dieta: Recomenda-se uma dieta que contem de 5 a 8 porções de frutas e vegetais por dia.
  4. Os alimentos mais recomendados para uma criança constipada são: maçã com a casca (depende da idade da criança), mamão, pêra, ameixa, kiwi, frutas vermelhas, folhas, alho, cebola, aspargos, aveia, farelo de trigo, grão de bico, feijão e linhaça. Existe uma quantidade recomendada para todas faixas etárias.
  5. Consumo de água: crianças com peso até 10 kg devem tomar de 700 a 1000 ml de água diariamente.

Tratamentos de constipação são longos, por se enquadrar em doença crônica, sendo que o maior desafio é a adesão do paciente ao tratamento. Com paciência, alimentação adequada e seguindo as orientações do pediatra as coisas chegam no lugar.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *