Hidrocefalia: Causas, consequências e tratamento

Hidrocefalia acúmulo de liquido dentro da cabeça.

27/04/2011 21h23m. Atualizado em 19/11/2014 21h53m por:

 

hidrocefalia

A hidrocefalia, como o próprio nome já diz, e de maneira bem generalizada, é o acúmulo de líquido dentro da cabeça.

Mas que líquido é esse? E onde, exatamente, ele se acumula?

O espaço onde se encontram o cérebro e a medula espinhal, não é totalmente ocupado por esses órgãos. Cerca de 10% desse espaço são cavidades, que são ocupadas pelo líquido cefalorraquidiano (LCR ou líquor).

São cavidades naturais interligadas entre si, para que o LCR possa fluir naturalmente. Ventrículos laterais, terceiro ventrículo, quarto ventrículo, cisterna magna e espaço subaracnóideo são exemplos dessas cavidades. Os três primeiros são mais profundos na anatomia encefálica, enquanto os dois últimos são mais externos, cercando todo o cérebro e a medula espinhal.

O líquor é um líquido semelhante ao plasma sanguíneo na aparência e na composição, porém possui um teor de água maior. A sua principal função é “acolchoar” o cérebro, ou seja, protegê-lo contra choques mecânicos.

A produção do LCR ocorre principalmente nos ventrículos laterais, por uma estrutura chamada plexo coróide. Cerca de 500 ml são produzidos diariamente.

Em resumo, o líquor produzido nos ventrículos laterais, passa para o terceiro ventrículo, segue pelo quarto ventrículo e atinge a cisterna magna, que é contínua com o espaço subaracnóideo e dali, é absorvido pela corrente sanguínea. Portanto, a hidrocefalia é o acúmulo de líquido cefalorraquidiano nas cavidades do sistema nervoso central, principalmente dentro dos ventrículos encefálicos.

Hidrocefalia suas causas, consequências e tratamento

A condição de hidrocefalia pode ser dividida em hidrocefalia comunicante e não-comunicante. Na primeira, o líquido consegue fluir naturalmente dos ventrículos para o espaço subaracnóideo; Na segunda condição, O LCR é bloqueado e não consegue sair dos ventrículos. Em termos gerais, a hidrocefalia ocorre quando a produção e a absorção de líquor estão em desequilíbrio.

O tipo não-comunicante de hidrocefalia geralmente é causado pelo bloqueio do aqueduto de Sylvius (nome da estrutura que comunica o terceiro e o quarto ventrículo). Esse bloqueio pode ser devido à atresia (ou seja, o fechamento desse canal) antes do nascimento em muitas crianças; ou a um tumor, uma infecção, um cisto ou um trauma em qualquer idade.

O líquido produzido não consegue passar para o quarto ventrículo, fazendo com que o volume do terceiro ventrículo e dos ventrículos laterais aumente bastante. O cérebro é achatado contra o crânio, aumentando a pressão intracraniana.Nas crianças até dois anos, a pressão aumentada faz com que toda a cabeça aumente, já que os ossos do crânio não se fundiram totalmente.

Na hidrocefalia do tipo comunicante, geralmente é causada pelo bloqueio da absorção do líquor no espaço subaracnóideo. Desse modo, o líquido se acumula tanto dentro dos ventrículos quanto no exterior do cérebro, o que faz com que, se ocorrer com recém-nascidos, a cabeça aumente extraordinariamente de tamanho, enquanto o crânio é flexível e fácil de ser estirado.

Além disso, pode causar graves lesões no cérebro em qualquer idade.Outros sintomas que podem aparecer em recém-nascidos, além do aumento da cabeça, são: irritabilidade, vômito, sonolência e até convulsões.

Em crianças acima de dois anos e em adultos, devido ao aumento da pressão intracraniana, podem ocorrer sintomas como: cefaléia, náusea, vômito, distúrbios visuais, falta de coordenação motora, alterações de personalidade e dificuldade de concentração. Outro sinal comum, principalmente em crianças, é a piora gradual no desempenho escolar.

A terapia mais eficaz e mais freqüente para a hidrocefalia é o implante cirúrgico de um tubo de silicone que desvia o líquido dos ventrículos cerebrais para a cavidade peritoneal, dentro do intestino ou em qualquer outro lugar na cavidade abdominal que permita que o líquor seja então absorvido ou excretado.

Pode haver complicações conseqüentes ao implante do tubo, como o seu entupimento ou rejeição pelo organismo, mas estas são condições corrigidas através de intervenção cirúrgica.

Hidrocefalia – Vídeo

Abaixo tem um vídeo explicativo que pode facilitar o entendimento:

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *