Lábio leporino: Causas, cirurgia e centros de tratamento

Lábio leporino é uma abertura no lábio ou no palato da criança, e que ao longo da vida com cirurgias pode ser reparada.

28/07/2014 21h54m. Atualizado em 19/11/2014 22h10m por:

 

Lábio leporinoO lábio leporino, ou fenda palatina, é uma má formação congênita que ocasiona uma fissura (abertura) na região do lábio superior, no palato (céu da boca) ou em ambos, enquanto o bebê está sendo gerado no ventre materno, geralmente entre a 4ª e a 10ª semana de formação do feto.

Seu nome científico é fissura labiopalatal, e ela pode ocasionar diversos tipos de má formação, que podem atingir apenas um dos lados do lábio, os dois lados, o palato ou ambas as estruturas, tanto em graus mais leves como aqueles mais moderados.

Lábio leporino 1

Fissura labiopalatal unilateral

Causas relacionadas à fissura labiopalatal

Embora sejam feitas muitas pesquisas, ainda não se conseguiu isolar uma causa específica que seja responsável pela má formação que causa o lábio leporino, mas um dos estudos aponta para uma provável pré-disposição genética, ou seja, quando há casos de pais, tios, avós e parentes mais próximos na família a criança pode herdar um gene causador da fissura labiopalatal e desenvolvê-la.

Outros estudos apontam para outras causas, como o uso de cigarros e bebidas durante a gestação, a realização do raio-X abdominal neste período, o uso de alguns medicamentos, como anticonvulsivantes ou corticóides, dentre outros.

Já em raros casos alguns estudos apontam que uma sífilis mal tratada pode ser um forte agente causador do lábio leporino durante a gestação.

Lábio leporino 2

labio leporino com fenda parcial e fenda total

Diagnóstico e tratamento do lábio leporino

Atualmente com o acompanhamento pré-natal já dá para saber se a criança vai nascer com fissura labiopalatal através da realização do exame de ultrassom antes de seu nascimento. Este diagnóstico precoce facilita o tratamento, que é cirúrgico e pode ser feito logo nos primeiros meses de vida da criança, de acordo com o estágio apresentado.

Em outros casos onde o acometimento é maior, podem ser feitas outras cirurgias de reparação ao longo de sua vida, para que a criança tenha um desenvolvimento mais saudável ao longo de toda sua vida.

Lábio leporino 3

Reparação através de cirurgias

Aleitamento materno

Outro ponto indispensável do tratamento é o aleitamento materno, que não deve ser interrompido em nenhuma hipótese, e pode ser feito tanto com a criança mamando no peito, ou com o uso de mamadeiras contento leite materno, sempre com orientação médica adequada.

Nestes casos podem ser usadas placas dentárias especiais, que ajudam a criança a mamar no peito, e ela deve ser colocada na posição vertical, para que sua boca e nariz fiquem mais altos que os seios. Mamadeiras especiais, ou até mesmo o uso de sondas podem ser recomendadas pela equipe médica, de acordo com cada caso.

Este leite vai fortalecer a criança, fazendo seu peso aumentar de forma natural, e reforçando seu sistema imunológico. E depois é necessário limpar a região labiopalatal com o auxílio de um cotonete ou escova dental apropriada, conforme a idade da criança.

Importância do tratamento adequado

O lábio leporino é uma condição que pode ser tratada com grande eficácia, principalmente nos primeiros meses de vida da criança, mas para isso é importante que, tanto a criança como seus pais, recebam um apoio multiprofissional adequado, que vai envolver vários profissionais, dentre eles nutricionista, fonoaudiólogo, cirurgião, psicólogos, dentre outros, e que vão orientar cada etapa do tratamento para uma vida muito mais saudável do bebê ao longo de toda sua vida.

Este tratamento é muito importante, pois ainda existe um mito gigantesco afirmando para sociedade de que uma criança com lábio leporino sofrerá com atraso mental, e isto não é verdade.

O que pode acontecer é uma má formação da fala, da audição e também do ganho de peso, principalmente nos primeiros anos da criança que não é tratada de forma adequada.

Tem também o acompanhamento com psicólogos, principalmente na fase escolar, já que as crianças que sofrem de lábio leporino acabam sofrendo preconceito, que infelizmente ainda é um mal muito ruim da sociedade.

Mas todos estes problemas podem ser tratados em seu tempo, de acordo com o grau em que se apresenta a fissura labiopalatal, e com o apoio indispensável e fundamental dos pais nesta jornada.

NOTA:  No site www.operacaosorriso.org.br você encontra uma listagem onde encontrar ajuda para cuidar e tratar do lábio leporino.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *