Mancha mongólica ou mancha arrocheada em recém nascido

10/06/2020 08h07m. Atualizado em 10/06/2020 12h18m por:

 

Sabe aquela mancha azul acinzentada ou de coloração acastanhada, que você observa no recém nascido, localizada na região das costas ou nas nádegas, se chama mancha mongólica. Ela se parece com um hematoma, é uma alteração comum e benigna, ocorre tanto em meninas como meninos e principalmente em descendentes de negros e asiáticos.

Apesar de ser mais frequentes as regiões que citei acima, em alguns bebes essas manchas podem também aparecer na barriga, bracinhos, ombros e nas perninhas.

Ocorre devido ao acumulo irregular de melanina em determinados locais. Alguns especialistas dizem que ela diminui gradualmente até a fase de um ano e em outros casos acompanham a criança até fase adulta.

O importante é que quando os pais notarem este tipo de mancha, comunicar ao pediatra para que ele faça o diagnóstico se é mancha mongólica.

Porque esse tipo de pigmentação pode ser também hiperplasia adrenal. E uma das formas de descobrir essa doença é seu bebê fazer o teste do pezinho.

Fotos ilustrativas da internet.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *