Tendinite em crianças e adolescentes

Crianças devem ter rotina, com horários definidos, para usar computador e vídeo game para evitar problemas futuros de articulação.

05/09/2011 00h00m. Atualizado em 19/11/2014 21h54m por:

 

criança no computador

O uso excessivo pelas crianças e adolescentes de computador, videogame e celulares,  tem desenvolvido doenças como tendinite, que antes era só de pessoas com idade avançada, as famosas doenças reumáticas.

Os movimentos que são realizados de maneira repetitiva em aparelhos eletroeletrônicos,  levam crianças e adolescentes a desenvolver tendinite nas mãos, pulsos e cotovelos. O que ocasiona dores constante ao movimentar e consequentemente limitação funcional.

Numa reunião anual da Liga Europeia contra o Reumatismo (Eular), realizada em maio, em Londres, foram discutidos os problemas físicos que podem decorrer da manipulação desses equipamentos em braços, ombros, mãos e dedos de crianças e adolescentes.

criança no vídeo game

O uso dos equipamentos como vídeo game, computador e celular por crianças e adolescentes não devem ultrapassar de uma hora até no máximo três horas por dia. As condições que são usadas também devem ser observadas, como: o teclado deve estar inclinado; a cadeira deve ser adequada para permitir o encosto e o monitor deve estar na altura da visão. Quanto ao controles remotos, devem ser ergonômicos.

Diminuir o tempo de uso dos aparelhos eletroeletrônicos

Caso o seu filho desenvolva dores nas articulações, deve-se consultar o pediatra para que ele encaminhe-o  para fisioterapia, massagem e relaxamento,  esses procedimentos vão ajudar a amenizar os sintomas. Os analgésicos e antiinflamatórios não são  recomendáveis devido aos efeitos colaterias que eles proporcionam, mas muitas vezes são necessários nas crises e o médico saberá a dosagem e quais indicar no caso.

E o quanto antes, o hábito da criança deve ser mudado, diminuir o tempo nos aparelhos eletroeletrônicos. Determine um horário e regras para usar os aparelhos, para que não fiquem até de madrugada, interferindo inclusive no sono, causando fadiga estresse e dores. Além de tudo isso, existe a limitação do convívio e lazer social por terem como principal hábito o uso de celulares, vídeo games e computadores.

Não é proibido a criança ou adolescente  ficar no computador ou vídeo game jogando, mas tem que ter limites. Intercalar com esporte, leitura, programas bons de TV, filmes, conversar com amigos, com a família e outros, é  mais saudável para o corpo e mente. Na verdade saber dividir é essencial, aproveite o tempo e ganhe saúde.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *