Tentando engravidar: 6 tipos de exames para verificar infertilidade

Esta tentando engravidar e não consegue, então, é melhor o casal realizar alguns exames que podem diagnosticar se existem ou não algum problema.

21/10/2011 22h38m. Atualizado em 24/07/2014 11h31m por:

 

Tentando Engravidar

Nos últimos artigos, abordamos temas acerca da gestação e seus sintomas, mudanças desencadeadas e também falamos sobre algumas dicas para as mamães, visando uma gravidez tranqüila e saudável. Mas, sabemos que nem todas as mulheres que acessam esse blog estão grávidas; muitas delas chegam até aqui, creio eu, na intenção de colher informações e porque não, dicas para “encomendar” seu primeiro filho. Então, futura mamãe, enfim chegou a hora!

Eu imagino sua ansiedade e o tamanho da vontade dentro desse coração, em ver (finalmente) aquela fitinha do teste de gravidez dar resultado positivo! Até chega a ser, no mínimo, engraçado, quando penso nas várias mulheres que cometem absurdos, enquanto existem muitas que sonham, planejam, contam cada dia de atraso para a tão esperada gestação.

Logo acima, mencionei ansiedade, não foi? Pois é, mulher, cuidado! Já foi comprovada, por diversos médicos a afirmativa de que o excesso de ansiedade influencia no ciclo e, conseqüentemente, na ovulação da mulher. Será que essa sua inquietude toda esteja causando o inverso? Hora de parar pra pensar, viu?

Caso as tentativas de gravidez estejam sendo feitas sem sucesso, a mais de 1 ano ou, ou se você já chegou na “casa” dos 35 anos, é importante comunicar tais informações ao ginecologista a fim de esclarecer duvidas e colher informações detalhadas. Sabemos que, em alguns casos, a fertilidade fica afetada nessa faixa etária ou, caso você se encaixe no primeiro “caso”, é bom averiguar com exames mais detalhados que devem ser feitos não só por você, como também por seu parceiro, já que em alguns casos, o homem é quem apresenta algum acometimento físico que impeça ou dificulte a fertilização da companheira.

Exames infertilidade básicos

No “rool” dos exames que com certeza vão ser solicitados por seu médico (e se não forem, é muito bom que pergunte sobre os mesmos), estão:

1- Papanicolau, caso o mesmo não tenha sido realizado no ultimo ano;
2- Dosagem hormonal (que deve ser feita durante a menstruação) para verificar a existência de algum desequilíbrio nas taxas;
3- Exame que detecta a DST clamídia que, se adquirida pode causar obstruções nas trompas de falópio;
4- Exame de sangue para verificação da taxa de imunidade do organismo;
5- Exames de imagem (<Histerossalpingografia, Laparoscopia e Histeroscopia, Ultra-sonografia Endovaginal e outros)
6- Exames para avaliar a integridade anatômica do útero, tubas, colo uterino e aderências

No caso dos seus companheiros, os médicos solicitam dois tipos de exame: Espermograma e exame de urina ou sangue para verificar presença de Clamídia. Tenho certeza que ele, tão ansioso quanto você para ser papai, não vai hesitar na realização dos procedimentos. Caso isso aconteça, acho legal procurarem o medico juntos, para que o profissional explique claramente a necessidade de tais exames.

Pronto, agora é só aguardar os resultados, não esquecendo de controlar a ansiedade. E até lá que tal continuarem tentando, tentando, tentando!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *