Mãe e profissional: como lidar com a dupla jornada

Mãe e profissional é o que vemos hoje em dia. Mas para que tudo saia bem, é necessário que a mulher saiba administrar as duas posições.

08/11/2011 22h17m. Atualizado em 08/10/2014 22h25m por:

 

mãe e profissionalNos dias de hoje, as conquistas alcançadas por nós, mulheres, são cada vez maiores, tanto no campo pessoal, quanto no profissional.

Por essa mesma razão, é cada vez mais comum encontrarmos nas famílias a famosa “troca de papéis”, onde a mulher é quem toma as rédeas das finanças como: contas de água, luz, telefone, além das inevitáveis despesas extras.

O homem, assume o papel que antes eram atribuídos somente as mulheres e, cuidam da casa e dos filhos, isso devido na maioria das vezes pela necessidade, quando a carreira já não vai bem.

Mulher e mãe que trabalha fora

Resultado dessa inversão de papéis antes impostos pela sociedade em que a mulher era vista apenas como a mãe e dona de casa, enquanto o homem era o provedor, aquele cujo sustento era sua responsabilidade, mesmo com a ajuda dos companheiros nas tarefas de casa, o papel de mãe não pode ser substituído, concordam?

O dia é cada vez mais corrido e a sensação de que o seu deveria ter pelo menos umas 10 horas a mais é cada vez mais, acertei? Tudo isso porque alem de ter que desempenhar o papel de profissional dedicada e eficiente, ao chegar em casa ela precisa dar atenção necessária ao marido e também a seus filhos que necessitam da mamãe; aliás, não só necessitam, eles exigem.

Você, por outro lado, se sente sempre em falta com seus pequenos, desejando ser mais presente e participativa na vida de seus anjinhos e temendo perder muitas fases únicas na vida deles, afinal, não dá pra ter tudo ao mesmo tempo.

De acordo com dados obtidos pela Fundação Carlos Chagas, tendo como base o período entre 1981 a 1998, o crescimento das mulheres se deu a 111%, em contrapartida, os homens obtiveram um percentual de apenas 40% em igual período. Isso só reforça o que foi dito antes: mães em dupla jornada diária. Ufa, tem que ter fôlego, não é?

Como lidar com a ausência da mãe que trabalha fora

Em meio a essa verdadeira maratona, os psicólogos apontam a questão principal disso tudo: como fica a cabecinha dos pequeninos com a mamãe ausente a maior parte do tempo? Difícil! Eles explicam que como resultado dessa ausência, é cada vez mais comum observar a autonomia precoce das crianças que, sem a mãe por perto, precisam a aprender a “se virar” bem cedo, resultado em adolescentes seguros e independentes ou, adolescentes inseguros e carentes. Podemos observar que a adolescência surge cada vez mais cedo e isso pode acarretar em um adulto revoltado na fase adulta.

Para que o impacto de sua ausência em casa seja o menor possível, já que sabemos que é necessário trabalhar fora (ninguém fica longe dos filhos por opção própria, pelo menos a maioria!) é necessário e ideal segundo os psicólogos administrar o seu tempo entre o trabalho, esposo e filhos.

Uma boa dica é organizar as tarefas em uma lista de prioridades. Esqueça tambem o trabalho nos fins de semana; a prioridade nesses dois dias deve ser sua família que sente muito a sua falta. Saiam para passear, tire um tempo para ouvir sobre a semana das crianças, se mostre interessada em cada detalhe de suas vidas. Leve-os para assistir aquele filme que tanto esperam no cinema ou, que tal uma divertida tarde no shopping com a princesinha?

Sei que é difícil e muito dolorido ficar longe de seus maiores amores, mas, com muito amor e jeitinho, tudo se acerta.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *