Síndrome de Couvade: Homem Grávido

Já ouviram falar no homem sentindo os sintomas de gravidez juntamente com sua mulher grávida, existe e tem nome: síndrome couvade

14/11/2011 21h32m. Atualizado em 17/07/2014 16h18m por:

 

sindrome de couvade
Gravidez. Essa palavrinha simples e tão sonhada por todas aqui, é também uma verdadeira caixinha de surpresas onde, o corpo e a mente da mamãe sofrem inúmeras mudanças.

Grande parte de tanta transformação podemos associar aos hormônios que ficam em polvorosa com a formação desse bebê tão sonhado. A outra fica por conta da emoção, das mudanças inevitáveis que vão ocorrer na vida da mamãe e também do papai. É ele, o papai, quase nunca é citado nos artigos, mas possui papel fundamental durante a gestação da mamãe. São eles que atendem seus desejos mais mirabolantes e inconvenientes (manga as 3hs da manhã? Hehe…), aturam suas mudanças bruscas de humor e ainda por cima, toleram aquelas crises de choro repentinas.

Se nós mulheres, ficamos tão mexidas, porque eles também não podem ficar? Às vezes pode ser ate certo egoísmo só nos referirmos a nós durante a gravidez. Isso porque os homens também estão “grávidos”, só que não possuem mudanças físicas.

Síndrome de Couvade: Homem Grávido

Quem já ouviu falar na Síndrome de Couvade? É esse nome estranho aí, dado aos papais que sentem absolutamente tudo que as gestantes sentem durante a gravidez. Você certamente já ouviu alguma amiga dizer “nossa, ele tá tão nervoso que desde que descobri a gravidez, até enjoando, ele está!”. Acertei? Se você já ouviu, isso saiba que sua amiga não exagerou e muito menos o papai ansioso. Ele simplesmente enjoa como você mamãe, homens sentindo os sintomas de gravidez junto com suas esposa grávidas,  acontece, viu!

A síndrome de couvade é o nome dado pela psicologia as mudanças físicas e emocionais que ocorrem no futuro papai durante uma parte ou até mesmo toda a gestação da futura mamãe. Psicólogos explicam que isso acontece com pais muito envolvidos com a gestação, como forma de expressar a responsabilidade durante essa nova etapa da vida do casal.

Além dos enjôos podem ocorrer outros sintomas como o ganho de peso, oscilações de humor, aumento da sensibilidade emocional. Quando o casal possui uma forte ligação afetiva, a ansiedade da futura mamãe transfere para o marido inúmeras sensações que só ele deveria sentir.

A medicina ainda não reconhece a síndrome de couvade como uma doença por não causar sintomas psíquicos, mas é preciso ficar atento quando os sintomas chegarem ao ponto de atrapalhar a vida diária; o ideal é procurar o obstetra e conversar sobre o assunto.

Se o papai chegou a esse ponto é porque ele a ama demais e assim como você, não vê a hora de ver o rostinho desse anjinho. Então, não abram mão do diálogo durante a fase da gestação, permita que ele participe das consultas e dos exames que são realizados no período.

Compartilhem seus medos, suas expectativas tidas para com o novo membro da família. Tenha certeza que assim será bem mais fácil enfrentar as mudanças que vem por aí.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *