Hiperatividade ou déficit de atenção em crianças

Observe se a criança apresentar hiperatividade ou déficit de atenção, procure ajuda médica, quanto mais cedo o diagnóstico e tratamento melhores serão os prognósticos.

12/12/2011 12h39m. Atualizado em 18/11/2014 21h49m por:

 

hiperatividade em crianças

A hiperatividade ou o déficit de atenção podem ser definidos como um problema, mais comum em crianças e pré-adolescentes, que fazem, basicamente, o paciente ficar desatento e muito ativo, agitado além do considerado normal ou saudável. O fato merece um alerta. Isso porque as estimativas mais recentes indicam que entre 3 e 6% das crianças que estão ainda na idade escolar, ou seja, de seis a 12 anos de idade.

Outro ponto que merece atenção é que a hiperatividade ou o déficit de atenção em crianças dificilmente são diagnosticados antes dos cinco anos de idade, pois nesse período a criança ainda está formando a sua personalidade e os seus hábitos. Confira a seguir alguns dos sintomas que as pessoas que sofrem de hiperatividade ou déficit de atenção apresentam, na maioria dos casos.

Sinais de hiperatividade em Crianças

•Hiperatividade: mãos e pés agitados, dificuldade em permanecer sentado ou parado por muito tempo, corre ou escala móveis e árvores constantemente, dificuldade para brincar ou para fazer atividades de lazer que requerem silêncio, está sempre acelerado, fala sem parar, aspectos impulsivos, como responder a uma pergunta sem ela ter sido feita até o fim, incapacidade de esperar e interromper as outras pessoas.

•Desatenção: ficar desatento e esquecer compromissos, atividades, tarefas e detalhes, dificuldade para tarefas recreativas, dificuldade de seguir instruções ou explicações até o final, falta de organização, perde objetos pessoais, se distrai fácil e esquece de atividades diárias e rotineiras.

Se você tem ou conhece alguém que tem qualquer um desses sintomas, procure um médico. O tratamento da Hiperatividade compreende o uso de medicamentos para o sistema nervoso central, antidepressivos e acompanhamento com um psicólogo. Siga essas dicas porque com saúde não se brinca!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *