Manter vínculo com seu filho enquanto trabalha fora

A mãe deve manter contato com o filho enquanto esta trabalhando, hoje temos vários recursos que possibilitam isso.

03/04/2012 14h08m. Atualizado em 13/11/2014 20h53m por:

 

mães que trabalham foraCom a entrada da mulher no mercado de trabalho, as estruturas e bases familiares se alteraram ao longo do tempo. Se antes, eram apenas os homens que saiam para trabalhar e garantir o sustento da família, e as mulheres ficavam a cargo dos afazeres domésticos e dos cuidados com as crianças, hoje esses papeis e funções se misturam e em alguns casos até se inverteram.

Dicas para mães que trabalham e deixam seus filhos em casa

Porém, isso não alterou velhos hábitos, ou seja, nos primeiros anos de vida as crianças continuam muito dependentes das mães, as quais, por sua vez, acabam se sentindo um pouco culpadas por deixar os pequenos em casa. Mas para isso há algumas soluções. Sendo assim, se você é uma mãe que trabalha fora e tem que deixar seu filho com a avó, na creche, escola ou babá e se sente mal por isso ou com saudades do pequeno, vejam algumas dicas:

Não deixe de fazer uma ligação telefônica para seu filho. Estudos indicam que ao tocar a mãe ou ouvir o som de sua voz, o cérebro de uma criança reage como se estivesse liberando ocitocina, que é o hormônio do bem-estar. Nesses casos, vale até fazer uma gravação da mãe lendo uma história ou até mesmo cantando algo para ele. Com isso, ficará mais fácil dele matar as saudades.

Atenção e Carinho

Se a criança estiver dormindo na hora em que for trabalhar vale passar um batom e dar um beijo na mãozinha dele ou dela, marca sua presença, um sinal que não deixou de vê-lo antes de sair.

Se seu filho já for uma pouco maior, também vale recorrer a recursos mais tecnológicos. Um bom exemplo é conversar com o filho por meio de uma webcam. E não precisa ser por muito tempo. Se você reservar 15 minutos do seu horário de almoço para isso, já é o suficientes.

Para fortalecer a presença da mãe, você poderá, ainda, deixar algo que seja de uso pessoal com a criança. Vale uma roupa da mãe, um colar ou qualquer outro objeto que tenha o seu cheiro e que possa valer algum tempo de diversão para o seu pequeno. Você poderá colar uma foto sua no caderno dele ou escrever um bilhete.

Procure ao chegar em casa voltar a atenção para aquele que ficou sem a sua presença durante o dia todo, procure fazer seus trabalhos particulares quando ele estiver fazendo suas tarefas de escolas (caso seja necessário nessa hora procure ajudá-lo também é uma delícia ouvi-los dizer minha mãe me ajudou) ou espere que ele vá para cama dormir.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *