Até que mês de gestação a grávida deve dirigir

Existe uma divergência de até quando a mulher grávida deve dirigir, mas o que se deve ter como prioridade: é a segurança da mãe e a do bebê.

30/03/2012 18h51m. Atualizado em 06/04/2013 23h44m por:

 

Até que mês de gestação a grávida deve dirigirA grávida deve dirigir carro até que mês de gestação? Com todos os avanços da tecnologia e da vida moderna, a mulher só tem se destacado mais e mais. Seja no provimento da família ou na área profissional, é cada vez mais comum nos depararmos com mulheres que tomam literalmente as “rédeas” da situação. E, sabemos bem que não é nada fácil o “ir e vir” que muitas fazem.

Compra aqui, troca ali, crianças para a escola, levar cachorro para a tosa, tudo isso feito “viação canela” é complicado, não é? É por isso que o porte de um automóvel já deixou de ser luxo e a cada dia mais se torna uma necessidade.

Prova disso é o resultado de uma pesquisa feita pelo DETRAN que aponta mais de 15 milhões de mulheres com carteira de motorista. Sentiram o poder não é, mulheres?

Mas, e quando a mulher independente está à espera de um bebê? Sim, sabemos que gravidez não é doença e por isso, a futura mamãe pode e deve levar uma vida normal, mas, é claro que alguns cuidados devem ser tomados. Principalmente quando o assunto é grávida na direção de um automóvel.

Até quando a grávida deve dirigir

O especialista em medicina do tráfego, Dirceu Alves Jr., recomenda que a grávida deixe de dirigir ao fim do quinto ou início do sexto mês de gestação.

“Porque o ruído, a vibração do veículo vai repercutir demais na mulher e no feto.”

Para reforçar ainda mais a recomendação dada pelo profissional, ressalto que essa também é uma ordem dada por muitos obstetras. Corrigindo o que eu disse, não chega a ser uma ordem e sim um alerta quanto a segurança de ambos.

Alguns médicos explicam que a partir do 35º de gestação (perto do 9º mês) a capacidade de concentração da grávida cai bastante por conta dos hormônios, daí o perigo de dirigir carro nesse período. Além disso, o bebê se movimenta na barriga de forma mais intensa, o que pode deixar a mulher desatenta.

“Dirigir, não é um problema. A maioria das mulheres pode fazer isso até o nono mês de gestação sem nenhuma complicação. Mas para isso, é importante estar tudo bem com ela e com o bebê”

explica o ginecologista e obstetra goiano Francisco de Paula.

Ainda temos a proximidade da barriga da grávida ao volante. Além do desconforto da posição, o barrigão pode atrapalhar na direção. O obstetra recomenda que por tudo isso, a direção só deve ser feita caso seja muito necessário e não tenha ninguém para fazer isso pela futura mamãe.

Como podemos perceber, mesmo com opiniões diversificadas, todos os médicos e especialistas observados neste artigo prezam uma única palavrinha mágica: prudência. Afinal, todo cuidado é pouco para proteger a vida de seu bebê quem vem chegando.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *