Exercícios para o cérebro infantil e na vida adulta

O cérebro é uma das partes mais importantes de nosso corpo, por isso desde a mais tenra idade devemos cuidar dele e nada melhor que exercitá-lo, vejamos o que deve ser feito.

06/03/2012 09h39m. Atualizado em 08/10/2014 22h40m por:

 

exercitar o cérebro da criançaFalamos muito de exercícios para movimentar o corpo. Caminhada, corrida, musculação, natação. Todos esses são importantíssimos para manter nosso corpo saudável e renovado.

Exercitar o Cérebro

Assim como os membros superiores e inferiores, o cérebro também é um órgão que precisa de estimulo para funcionar, senão, como diz minha vó, “ele enferruja”! Imaginem pensar, calcular, planejar, sonhar o tempo todo? O coitadinho sofre e com isso, é natural que com o passar dos anos, a memória não seja a mesma.

Felizmente, alguns hábitos e exercícios contribuem para uma memória mais forte. “A memória depende de uma rede de comunicação. A estimulação do cérebro, que deve começar ainda na infância, é muito importante. Um exemplo é a facilidade que as crianças têm de aprender idiomas, em comparação com adultos”, destaca a especialista.

Como a médica pontuou acima, é preciso exercitar a memória desde a infância para que a mesma mantenha-se sempre renovada. Para isso estímulos como ler bastante (pode ser revista, quadrinhos, jornais, livros, receitas de bolo, não importa), aprender novos idiomas, bem como exercícios de memorização e até mesmo andar de costas são maneiras eficazes de exercitar o cérebro

Para que o cérebro continue funcionando bem na vida adulta

Em meio a tudo isso, o bem-estar como um todo, seu estado pessoal e motivação são fatores cruciais para o bom funcionamento mental. A doutora explica que nosso estilo de vida influência de forma muito acentuada na saúde do nosso cérebro (isso já era de se esperar, não é?). Vamos conferir alguns hábitos que auxiliam e prejudicam o bom funcionamento da nossa “máquina mãe”:

– Consumo exagerado de bebida alcoólica: Péssimo para a “cérebro” viu? Ela possui substancias que destroem as células cerebrais e conseqüentemente, o indivíduo pode não utilizar toda a potencia de seu cérebro.

– Alimentação rica em frutas e vegetais: ÓTIMO! Os nutricionistas confirmam que uma dieta rica nesses alimentos está diretamente ligada ao funcionamento adequado de nosso cérebro. Opte por alimentos que possuam antioxidantes; eles protegem e sustentam as células cerebrais. Quanto as frutas, procure consumir 3 porções diárias.

– Consumo de ômega 3: Uma alimentação rica protege as membranas do cérebro. Procure consumir peixe e castanhas ao menos 2 vezes por semana. Esses alimentos são ricos em ômega 3.

– Consumo de vitamina B12: Sua carência ou ausência é um dos fatores de risco para o desenvolvimento da demência. Invista em alimentos ricos na vitamina como a carne vermelha que deve ser consumida ao menos 2 vezes por semana.

– Atividade física: Movimentar o corpo ao menos meia hora por dia, melhora a circulação de sangue para o cérebro.

– Hábito de ler para seus filhos desde a mais tenra idade, estimula a leitura e consequentemente o cérebro, irá beneficiar você e seu filho.

Seguindo esses simples hábitos e dicas, sua memória vai ficar ainda mais potente!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *