Gases durante a gravidez: causas e como evitar

Os gases algumas vezes acabam intensificando quando a mulher esta grávida, veja as causas e como evitar.

27/02/2012 14h59m. Atualizado em 06/04/2013 23h32m por:

 

Gases durante a gravidezAté pouco tempo você nem acreditava quando viu o “positivo” do teste de gravidez, não é mesmo? Pois é. Embora eu não seja mãe, já vi e ouvi de amigas a alegria e brilho nos olhos ao descobrir a gravidez tão esperada.

O fato é que o tempo passou e agora com alguns meses de gestação, uma variedade de sentimentos e sensações invade seu dia a dia sem pedir licença e o barrigão só cresce.

Quando eu falei das sensações não me refiro somente aquelas agradáveis, não ? Você melhor do que eu sabe, que uma gestação não é como nas novelas onde a atriz está sempre linda, maquiada e poderosa e num estalo o bebê já nasceu e está em seus braços.

Existem alguns incômodos típicos da gravidez e um deles além de chatinho, pode até mesmo ser constrangedor, estamos falando dos gases na gravidez.

Causas de gases na gravidez

Os gases presos provocam desconforto e até mesmo dores fortes, mas, isso é normal e todo ser humano ao menos algumas vezes na vida já sentiu isso. Mas, você certamente já notou que a situação piorou desde que o bebê começou a se desenvolver aí no seu barrigão, não é mesmo? Relaxe, isso é normalíssimo.

O que acontece é que no início da gestação a progesterona produzida relaxa os tecidos de todo o corpo, inclusive o trato gastrointestinal. O processo digestivo fica mais lento com esse relaxamento gera os gases e incômodos estomacais.

Nos últimos meses da gravidez a cavidade abdominal é tomada pelo útero o que deixa digestão mais lenta, causando pressão no estomago. Resultado? Maior desconforto após as refeições.

Os principais “culpados” pelos gases na gravidez são alguns alimentos como, por exemplo, alguns tipos de carboidratos. Além disso, algumas gorduras desaceleram a digestão e daí, a sensação de barriga inchada e estufada.

Evitar gases durante a gravidez

Portanto, ficar atenta ao que come é essencial para evitar e diminuir os gases. Além disso, outros hábitos são importantes para evitar acumulo de gases:
– Procure se alimentar aos poucos, ao longo do dia ao invés de fazer refeições muito grandes;
– Coma devagar e mastigue bem. Fale só depois que terminar a refeição;
– Beba pouco líquido durante as refeições;
– Beba em copos, não direto da garrafa ou com canudinhos.
– Evite bebidas com muito gás.
– coma feijão e pão branco com moderação.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *