Como funciona a laqueadura e quais métodos usados

Laqueadura é uma intervenção cirúrgica utilizada como método contraceptivo.

18/04/2012 20h38m. Atualizado em 31/10/2014 22h33m por:

 

LAQUEADURACom os avanços da medicina, a cada dia surgem novos métodos contraceptivos no mercado. O planejamento familiar nunca esteve na moda como hoje em dia.

Ter filhos por descuido é algo que a família não espera. Devido as dificuldades em criá-los, provenientes de problemas financeiros e diversos outros, tais como: aumento da criminalidade e proliferação das drogas, faz com que a decisão de ter filhos seja muito mais criteriosa que antigamente.

Laqueadura

Para evitar que alguma gravidez pegue o casal desprevenido, é conveniente adotar medidas para impedir que a mesma ocorra. Dentre as diversas formas contraceptivas, uma, em especial, vem recebendo a preferência de muitas mulheres: a laqueadura.

Muito se fala sobre ela, mas pouco se conhece a respeito. O que muitas não sabem é que ela nada mais é do que a ligação das trompas, por intervenção cirúrgica, com o objetivo de impedir a passagem do óvulo para dentro do útero. Assim os espermatozoides não o encontram, impedindo a fecundação.

tipos de laqueadura

 

 

 

 

 

 

 

 

A laqueadura é considerada um dos métodos mais seguro que existe. Com ela as possibilidades de uma gravidez são muito reduzidas, aproximadamente 0,99%.

Isso faz com que a maioria dos casais opte por abandonar de vez as demais formas de prevenção, podendo ter um efeito negativo com relação às doenças sexualmente transmissíveis, pois os preservativos mesmo que a mulher tenha feito laqueadura ou outro tipo de contracepção são importantes no ato sexual.

Existem várias técnicas diferentes de laqueadura, cada uma para um determinado caso. O método mais adequado será definido pelo seu ginecologista. A internação e uso de anestesias são necessários, em alguns casos com o uso de anestesia geral. Mas existe também a laqueadura sem cirurgia, veja abaixo:
laqueadura

Cuidados após a cirurgia de laqueadura

Sendo a laqueadura um procedimento simples, os cuidados que a paciente deve tomar após a cirurgia são poucos. Se for por videolaparoscopia, a mulher deve ficar pelo menos três dias em repouso, e ao menos uma semana sem praticar atividades físicas, isso também inclui relação sexual. Além disso, ela não pode dirigir por um período,  o médico que a acompanha irá definir.

Reverter laqueadura

A grande dúvida da maioria das mulheres é quanto à possibilidade de reverter o processo, ou seja, para as que ligaram as trompas é possível desligá-las novamente.

A possibilidade de engravidar, entretanto, reduz de forma significativa. Na maioria dos casos é necessário realizar um tratamento para engravidar novamente.

Sendo assim, pense bem antes de optar por laquear. As chances de aumentar a família podem ser bastante difíceis nesse caso.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *