Shantala: Massagem para bebês

A Shantala é uma massagem milenar, além de relaxar a criança, aproxima mães e filhos.

23/04/2012 19h56m. Atualizado em 19/11/2014 21h58m por:

 

shantalaOs cuidados com bebês são muitos. Mas os pais não devem somente se preocupar em matê-los alimentados ou longe de doenças. É preciso aprender a relaxar o bebê. E uma das técnicas mais eficazes é a Shatala.

A Shantala pode ser definida como uma massagem usada há mais de mil anos da India. Sua origem se dá na cidade de Kerala no Sul.

Como a Shantala foi descoberta?

A resposta está na França. Isso porque foi o médico francês Frédérick Leboyer que, de passagem pela Índia, acabou descobrindo a técnica por meio de uma mulher em uma calçada pública massageando seu bebê. A mulher se chamava Shantala e por ser paraplégica estava numa associação de caridade em Pilkhana, Calcutá.

Ao ver a massagem, Leboyer se impressionou com os movimentos e fotografou e filmou a cena. Foram dias de acompanhamento. E a partir disso a massagem, em homenagem a mulher, recebeu o nome de Shantala e acabou sendo disseminada para todo o mundo por meio do livro publicado por Leboyer: “SHANTALA, massagem para bebês: uma arte tradicional”.

Benefícios da Shantala para bebês

Com o objetivo de comprovar os benefícios da massagem, muitos têm sido os estudos referentes a essa técnica. Porém, deve-se considerar que a massagem Shantala não leva em conta somente os movimentos físicos, mas também a relação de amor e dependência que existe entre a mãe e o seu filho.

Tanto que essa massagem não traz somente benefícos para os bebês, mas também para os pais, que terão um contato mais prolongado com o seu filho, o que auxiliará os pais a conhecerem o corpo do seu bebê e como se comunicam.

Massagem para bebês – Shantala

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *