Crianças se comportando como adultos – Vaidade Precoce

Criança é criança é assim que tem que ser.

27/04/2012 00h52m. Atualizado em 13/11/2014 21h02m por:

 

criança se maquiandoVenho notando em minha própria família e grupos de amigos que nossas crianças estão deixando de viver a melhor fase da vida cada vez mais cedo, a infância.

A vaidade precoce, tanto em meninos como meninas, vem crescendo absurdamente e o pior: consentida pelos próprios pais que não tomam nenhuma providência e ainda incentivam em muitos casos.

Nossas crianças não precisam mais do que um sorriso encantador. E sinceridade, elas estão numa fase onde o corpo ainda está crescendo para vida adulta. A vaidade bem dosada é sinônimo de cuidado, mas, em excesso pode significar alienação.

Deixem suas crianças com roupas confortáveis, não permitam que encham o rosto de maquiagem e saiam por aí desfilando salto alto, presilhas chamativas e unhas pintadas de vermelho. Sabemos bem que uma criança não toma tais iniciativas por conta própria. Elas simplesmente copiam o comportamento dos pais, irmãos e adultos a sua volta.

Meninas de 10 anos usando maquiagem, salto alto e até tingindo e alisando os cabelos. Os meninos de 13 anos fissurados em dietas, loucos para frequentarem a academia e neuróticos com pele e cabelo. Claro que cuidar da aparência é normal e mais do que saudável mas, crianças de 10, 13 anos agindo dessa maneira?

Criança tem que ter infância

Sei que os tempos mudaram, tudo está mais modernos e cabe a nós, pais e parentes, entender que as coisas não vão ser como antes mas, vamos combinar que tudo tem limite. Fico triste ao ver uma menininha que ao invés de brincar de bonecas com as amiguinhas ou um menino em vez de jogar bola com os amigos, ficam fissurados em redes sociais (aliás, está aí um fator que deveria ser muito mais controlado para menores já que as crianças muitas vezes inventam uma data de nascimento e tem total acesso a facebook e afins).

E como não falar das “músicas” de conteúdo cada vez mais carregado de apelos sexuais. Meninos de 6 anos, 8 anos, dançando ao som de “proibidões”, fazendo gestos obscenos, usando aquelas correntes pesadas e até brinco na orelha, imitando os interpretes das letras. Isso é um crime, gente! Esses meninos muitas vezes nem sabem o que significa o conteúdo agressor dessas ditas “letras”.

Nossas crianças estão deixando de viver a infância e os pais são responsáveis diretos por isso. É dever deles apresentar-lhes outro tipo de cultura, próprios a sua idade , sempre explicando de forma clara o motivo pelo qual não querem que ouçam e cantem letras que não sabem o que significam.

Alerta sobre a educação da criança

Com 25 anos de experiência, a psicóloga e psicopedagoga, Elsie Pereira da Silva, mestre em Psicologia Social e da Personalidade, faz um alerta sobre essas crianças que mais parecem adultos. Confiram:

Males da precocidade – A criança deve viver todas as fases do seu desenvolvimento e isso inclui a infância. As brincadeiras são responsáveis pelo desenvolvimento das capacidades psicológicas superiores como a memória, atenção, criatividade e imaginação.

Por que as crianças se comportam como adultos? A mídia é apontada como a principal responsável. O padrão de beleza exibido faz com que as crianças que não se enquadrem, sintam-se rejeitadas e excluídas. E quanto a escrita e leitura? Nossos pequenos são preparados para ler e escrever e não tem senso critico desenvolvido de forma suficiente para interpretar o arsenal de informações transmitidas pelos meios de comunicação. Assim, ficam totalmente vulneráveis ao que assistem, ouvem e leêm. Além disso, as famílias têm grande culpa já que muitas cobram e incentivam que as crianças amadureçam mais do que deveriam.

O que tenho a dizer é: sejam verdadeiros pais. Acho que é isso que falta nos tempos de hoje. Muitas pessoas são despreparadas para o papel de educar um filho e os maiores prejudicados são eles mesmos. Dá trabalho ser presente, participar da educação, orientar, limitar, cuidar, portanto, pense muito bem antes de colocar filhos nesse mundo louco, afinal, esse papo de aprender com os filhos é muita maldade, não é?

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *