Gravidez aos 35 anos ou mais

Esta cada vez mais frequente hoje em dia, mulheres optarem por uma gravidez mais tardia, principalmente por volta dos 35 anos.

25/08/2012 18h28m. Atualizado em 08/04/2013 14h38m por:

 

Gravidez aos 35 anosHoje iremos abordar o assunto sobre gravidez aos 35 anos ou mais. Há décadas atrás, o sonho de toda mulher era casar e ter filhos. Isso não mudou muito nos dias de hoje mas, apesar dessa ordem ter sido bastante alterada (muitas mulheres são mães antes mesmo de casar ou viver com alguém), a idéia de gerar um filho o quanto antes vêm sido adiada por mais e mais mulheres que optam por ter mais estabilidade emocional ou mesmo dedicar grande parte de seu tempo a vida profissional. Além disso, é nessa fase que muitas mulheres se sentem mais seguras para educar uma criança e têm mais estabilidade pessoal.

Pós e Contras de uma gravidez aos 35 anos ou mais

Muito se fala a respeito de uma gravidez depois dos 35. Existem muitos estudos que evidencializam a queda da fertilidade e até mesmo um maior número de complicações no pós-parto mas, contrário a isso, temos sim, uma gama de benefícios ao optarmos pela maternidade aos 35 anos de idade. Parece que os prós são bem maiores que os contras com relação a gravidez. Deem só uma olhada e tirem suas próprias conclusões:

Maturidade: Além das mamães terem benefícios, os pais tendem, com o passar do tempo, ter uma situação financeira mais estável, o que vai refletir diretamente na segurança que poderá ser oferecida ao herdeiro e melhora ainda mais a relação do casal.

“O homem mais velho conta com uma estabilidade bastante importante para a chegada do filho – o que melhora a relação do casal e a revigora”, diz Soraya Deminicis, psicóloga e sexóloga, de São Paulo.

Paciência em dobro:

“Mamães mais velhas tendem a investir mais na educação dos filhos e ainda têm mais experiência e sabedoria para compartilhar com eles”, explica o ginecologista Marcello Valle, especializado em Reprodução Humana, da clínica Origem, no Rio de Janeiro.

Sem contar no maior tempo livre para frequentar as reuniões escolares e levar os filhos na escola.

Mais tempo para a criança: Quando mais velhos, os pais já estão “em dia” com suas prioridades, o que leva a um melhor planejamento do futuro dos filhos.

“Com mais de 35 anos, o casal está maduro e tem uma relação equilibrada – o que é ótimo para a educação das crianças”, explica Cynthia. “Sem contar a disponibilidade de tempo: aos 20 anos, parece que o mundo está correndo lá fora. Essa sensação não aflige as mulheres mais maduras com tanta intensidade”, completa a ginecologista e obstetra Maria Cecília Erthal, diretora médica do Vida – Centro de Fertilidade da Rede D’Or, no Rio de Janeiro.

Menor risco de depressão pós-parto: A maioria dos casos ocorrem em mães com idade de 15 a 24 anos.

“Com mais de 35 anos, a gestação tende a ser planejada, o que diminui a chance de depressão pós-parto”, explica Marcello.

Gravidez mais tranquila: Durante a gestação é normal que os sentimentos sofram muitas oscilações. Isso ocorre devido as inúmeras alterações hormonais. Mas, em mulheres mais velhas, essa intensidade tende a ser bem menos já que elas são bem mais experientes com situações da vida.

“A oscilação de emoções sempre ocorre na gravidez, tanto nas mães mais jovens como nas mais velhas, mas o que muda é a maneira de lidar com elas”, esclarece Soraya.

Saúde em dia: Riscos de hipertensão arterial, diabetes gestacional e parto prematuros realmente são bem maiores nas mulheres com 35 anos ou mais. Em contrapartida, sabendo de tais riscos, as mulheres nessa faixa etária são bem mais cuidadosas nessa fase, seguindo um padrão de cuidados com a saúde bem mais rigoroso e acompanhamento mais meticuloso que as mães mais novas.

Melhor relação com o corpo: Para Soraya, mulheres nessa idade têm uma melhor relaçao com as mudanças que ocorrem no corpo, o que aiacaba ainda fazendo para sua sexualidade até.

“A relação da mulher com o seu corpo se torna mais consciente, impedindo que as alterações causem impacto na vida sexual e na interação com o parceiro”, finaliza a psicóloga e sexóloga.

Após esse artigo, só aumentei mais a minha vontade de ser mãe só daqui uns 10 anos. Viva a maturidade em todas as suas formas e as inúmeras chances de uma gestação feliz, tranquila e o mais importante: consciente!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *